Reunião comemora resultados do Projeto Cabrucabilidade

28/11/2018 | Assessoria de Comunicação

Representantes do projeto Cabrucabilidade se reuniram na manhã desta terça-feira (27), na Câmara de Vereadores de Itabuna, para avaliar e comemorar os resultados do projeto que é coordenado pelo Instituto do Chocolate e pela Ceplac, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, através do Departamento de Agricultura. Na oportunidade, ocorreu ainda o lançamento da cooperativa Coopercabruca, que tem como presidente, o produtor Orlantildes Pereira.

Segundo o diretor de agricultura da Prefeitura de Itabuna, Erlon Botelho, o encontro oportunizou difundir ainda mais o conceito do projeto entre os produtores. Erlon avaliou positivamente a reunião e ressaltou a importância dos projetos estimulam a produção de cacau na região, a exemplo do Cabruca.

O projeto que prevê Alta Produtividade do Cacau é coordenado pelo extensionista da Ceplac Ivan Costa e tem possibilitado ao produtor atingir até 250 arrobas por hectare. O pós colheita, coordenado pela Dra. Neide Marques, está garantindo a oportunidade de venda de cacau tipo superior para chocolateiras de diversas partes do mundo. Segundo Erlon Botelho, essa condição possibilita ainda um maior valor de revenda da colheita.

Sobre a cooperativa Coopercabruca, a união dos produtores tem como objetivo a compra coletiva de insumos, como adubos e matérias que contribuam com o fortalecimento da produção, de modo a reduzir preços e aumentar a rentabilidade das propriedades que produzem cacau.

____________________________
Texto: Wilson Junior
Fotos: Divulgação