Secretaria de Assistência Social realiza ação educativa sobre o Outubro Rosa no CRAS CEU

19/10/2018 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) realizou, na manhã desta sexta-feira (19), mais uma ação para promover o Outubro Rosa,campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A atividadeem parceria com o Centro Estadual de Ensino Profissional – CEEP foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS CEU, no bairro Urbis IV e reuniu aproximadamente 100 pessoas.

Presente do evento, a secretária Sandra Neilma falou sobre importância da mobilização em torno do Outubro Rosa e destacou que é preciso, cada vez mais, fortalecer campanhas de caráter preventivo. “A nossa expectativa é que essas ações resultem em conscientização, onde as pessoas recebam orientações que resultem em mudanças de hábitos. A prevenção deve ser contínua e é importante que a mulher faça o autoexame”, comentou a secretária.

Ao informar que muitas das famílias presentes já são acompanhadas pela SAS, SandraNeilmacomentou que o trabalho integrado tem gerado resultados positivos e observou a presença dopúblico masculino na ação. ”Percebemos a presença não só de muitas mulheres, mas também de muitos homens que estão preocupados com a saúde, com a qualidade de vida e estão aqui aferindo a pressão, verificando a glicemia e obtendo informações”.

A coordenadora do CRAS CEU, Valesca Queiroz,explicou que a campanha Outubro Rosa tem por objetivo compartilhar informações e promover a conscientização para a população sobre o câncer de mama e de colo do útero, além de proporcionar um maior acesso aos serviços de diagnostico e tratamento, bem como reduzir os índices de mortalidade da doença.

Participando das atividades, a Moradora da Urbis IV, Rita de Cassia, parabenizou a SAS pelo evento. Segundo Rita de Cassia, através das palestras a população pôde obter informações fundamentais para se prevenir das doenças. Outra moradora da localidade, a senhora Marilene também elogiou o trabalho promovido no CRAS CEU e observou que “as orientações ajudaram a comunidade a ficar atenta aos riscos do câncer de mama”, disse.
Além de palestras e serviços como aferição de pressão arterial, glicemia e tipagem sanguínea, foram oferecidas aindaoficinas sobre cuidados com a saúde, oficinas de beleza, corte de cabelo, serviços de manicure e sobrancelhas, orientação nutricional e sorteios. O projeto tem continuidade na próxima sexta-feira, 26 de outubro.