DESFILE DE 7 DE SETEMBRO: ITABUNA SE PREPARA O GRANDE DESFILE CÍVICO

03/09/2018 | Assessoria de Comunicação

Faltando apenas 4 dias para o Desfile Cívico da Independência do Brasil, um dos eventos que exalta mais nitidamente o sentimento de patriotismo em todas as cidades do país, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), e em parceria com as Secretarias de Governo; Administração; Fazenda; Segurança, Transporte e Trânsito (SESTTRAN); Saúde; além da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC); Polícia Militar; Associação das Empresas de Transporte Urbano de Itabuna (AETU), está ajustando os últimos detalhes para as apresentações que acontecerão a partir das 7h30min, em Itabuna, no percurso compreendido entre o Jardim do Ó, adentrando a Avenida do Cinquentenário, perpassando pela Praça Otávio Mangabeira e seguindo até a Praça Santo Antônio, ponto de dispersão do desfile.

Para organizá-lo, integrantes da SME, procederam pelo menos duas reuniões com entidades civis e militares e as escolas das redes municipal, estadual e particular. Na pauta dos encontros, estiveram a apresentação do tema de 2018, a ordem de entrada na avenida, a organização do trânsito e os cuidados gerais com os participantes e com o público.

“Por sugestão da SME, o tema geral se desenha na frase ‘Brasil Que Amo, Brasil Que Sou, Brasil Que Faço’, num chamamento da Prefeitura de Itabuna para uma reflexão sobre os aspectos gerais que se determinam no sentimento de patriotismo que se revela a partir de nossa independência”, disse a professora Nilmecy Gonçalves, secretária municipal da Educação.

As escolas da rede municipal de ensino, além de abrangerem o tema geral, apresentarão ainda o subtema ‘É Preciso Educar o Brasil’, num chamamento ao município em prol das conquistas de uma educação libertadora e de qualidade.

Programação e ordem das apresentações

A programação do Desfile de 7 de Setembro em Itabuna será iniciada às 7h30min com a leitura do texto oficial de abertura da solenidade e convite às autoridades municipais à formação no palanque oficial. Às 8h, seguem o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos (Hino Nacional Brasileiro e Hino da Cidade de Itabuna). O prefeito Fernando Gomes hasteará o Pavilhão Nacional; o Coronel Daniel Riccio, a bandeira do Estado da Bahia; e o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Francisco Reis, a bandeira de Itabuna.

Após, o prefeito passa em revista a tropa militar, na ordem: Tiro de Guerra, Colégio da Polícia Militar (CPM), 15º Batalhão da Polícia Militar e 4º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM).

O desfile propriamente dito começará com as entidades militares e apresentação de veículos especiais (Tiro de Guerra, Colégio da Polícia Militar, 15º Batalhão, Polícia Montada, Polícia Rodoviária Estadual, 4º GBM, CIPE Cacacueira, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, SAMU e Memorial Ayrton Senna).

As entidades civis seguirão com o Núcleo Cuidar, Maçonarias (28 de Juho, Acácia Grapiúna, Areópago Itabunense e Construtores do Templo, LBV, Lions Club, Rotary Club, Desbravadores e Aventureiros, Instituto de Flauta Carlos Oliveira, ONG Casa do Obeso.

Ao final, seguem as escolas particulares (Adventista e Pio XII), o Complexo Integrado de Educação de Itabuna (rede estadual) e, da rede municipal e circunscritos à administração municipal, seguirão o CAIC Jorge Amado, a Escola Municipal de Dança, a Biblioteca Itinerante, a Escola Milton Rodolfo, a Escola 28 de Julho, a Escola Flávio Simões, o IMEAM, o CISO e a Fanfarra Falcões, da FICC.

A Secretaria Municipal da Educação estima que o momento cívico envolva pelo menos 3 mil pessoas. No decorrer do desfile, diversas ruas do Centro (próximas ao Jardim do Ó) estarão interditadas, bem como as transversais da Avenida do Cinquentenário, no período das 5h às 13h. Por esse motivo, linhas de ônibus terão suas rotas alteradas nos trechos próximos ao Jardim do Ó e Avenida do Cinquentenário. Trechos nos bairros Zildolândia e Mangabinha, bem como nas Avenidas Aziz Maron e Mário Padre serão utilizados como alternativas de deslocamento.