Associação dos Usuários de Transportes antecipa homenagem ao dia do estudante e anuncia novos benefícios

10/08/2018 | Assessoria de Comunicação

Os estudantes das redes públicas e particulares de Itabuna foram homenageados na manhã desta sexta-feira (11), pela Associação dos Usuários de Transportes na União dos Servidores Municipais do município (Usemi). O evento que antecipa o Dia do Estudante comemorado no dia 11 de agosto em todo o país também reuniu professores, coordenadores e diretores das unidades de ensino.

O representante da associação, Zénisson Soares aproveitou para falar sobre o Programa Meia Entrada que prevê o pagamento de 50% em eventos culturais, artísticos e também no transporte coletivo nos fins de semana ou feriado para o estudante, mesmo durante o período de férias. O beneficio está amparado na Lei Federal 12.933/2013, mas em Itabuna, segundo ele, foi suspenso em junho deste ano pela Associação dos Empresários do Transporte Urbano (AETU). A  associação já havia conseguido, no ano de  em 2000,  por meio de uma liminar, do Ministério Público, a permanecia da  meia  passagem nos fins de semana e feriado.

Com relação ao Programa Meia Entrada, Zenisson repassou aos estudantes, benefícios que poderão ser regulamentados  já a partir deste ano. Cita como exemplo,  os selos que serão adicionados aos cartões de meia passagem, wi fi no transporte coletivo urbano e um aplicativo no celular que irá informar sobre horários e itinerários dos ônibus que fazem linha na cidade.

 Ele também citou a mudança do cartão de meia passagem para identidade estudantil e ainda meia passagem e meia entrada nos cursinhos pré vestibulares privados, além do aumento da cota do ensino médio de capacitação técnica público de 40 para 60 créditos.  Os custos segundo Zénisson serão adicionadas à planilha de custo das operadoras no próximo ano, caso a proposta seja regulamentada pelo poder público.

Ainda durante o evento, a associação prestou uma homenagem ao jornalista Paulo Lima, um dos principais articulistas na luta pela meia passagem na década de 60. Lembrando que Itabuna foi a primeira cidade do país a contar com a meia passagem no transporte coletivo urbano. “Agora, mais uma vez estamos à frente com o Programa Meia Entrada  que completa um ano no dia 31 deste mês”, destacou o dirigente da associação, adiantando que nesse dia haverá programação especial para marcar a data.

Ao final da apresentação e aprovação das propostas já encaminhadas ao Ministério Público os alunos aplaudiram a iniciativa e saíram com a certeza  de que os benefícios serão regulamentados. Assessoria da AUTCRIR.