Neste sábado tem dia Dia “D” de Vacinação Antirrábica

03/08/2018 | Assessoria de Comunicação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Itabuna realizará neste sábado (04) o Dia “D” de vacinação contra a raiva canina com o envolvimento de cerca de 400 profissionais. O trabalho terá início às 8 horas e seguirá até às 17 horas nas Unidades de Saúde da zona urbana. De acordo com o veterinário do CCZ, Samir Hage, a imunização tem como alvo cães e gatos com idade a partir dos três meses.

“A raiva não tem cura e a vacina ainda é a melhor maneira de evitar a doença, portanto, mesmo os animais vacinados no ano passado devem ser imunizados este ano”, declarou Samir Hage ressaltando que a vacina é gratuita. A meta é vacinar 35 mil animais domésticos. “A imunização na zona rural foi iniciada antecipadamente e atingiu apenas 1.709 cães e gatos, portanto, os animais que não receberam a dose ainda podem ser imunizados neste sábado, basta o proprietário levar o animal a uma das unidades de saúde na zona urbana”.

Transmissão

A raiva canina traz riscos tanto para a população animal quanto humana, pois a doença não tem cura e pode matar. A transmissão ocorre por meio de saliva, contato sanguíneo ou mordida e os sintomas são perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade.