FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES ENTRA NO TERCEIRO MÓDULO COM FOCO EM GESTÃO DE PESSOAS

02/08/2018 | Assessoria de Comunicação

Com uma apresentação teatral articulada por estudantes do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), coordenada pela professora Iolanda Costa, a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna, através do Departamento da Educação Básica (DEB) e cinco assessorias (Assessoria de Avaliação Institucional; Assessoria de Acompanhamento à Gestão Democrática; Assessoria de Normas, Legislação e Inspeção; Assessoria de Avaliação de Desempenho; e Assessoria de Conselhos Escolares e Integração Escola Comunicade), deu início, nesta quarta-feira (1º), no Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul II (CETEP), ao terceiro módulo do curso de Formação de Gestores da Rede Municipal de Ensino. O curso, composto por quatro módulos, atinge cerca de 150 profissionais entre diretores e vice-diretores.

O objetivo, segundo aponta a assessora de Avaliação Institucional, Patrícia Renata Santos Costa, é o de provocar através da formação continuada uma intervenção direta que permita melhorias na aprendizagem do aluno. A assessora indica ainda que o curso é resultado direto de um relatório que diagnosticou as principais dificuldades como um todo nas escolas. “Daí, estabelecemos as linhas de abordagens de cada um dos módulos: gestão financeira, gestão pedagógica, gestão de aprendizagem e gestão de pessoas”.

Cada módulo é composto por três ou quatro encontros (reuniões), geralmente numa periodicidade de pelo menos uma vez por mês. O tema do primeiro encontro do terceiro módulo determinou-se na abordagem “Relações Interpessoais: Eu e a Escola”.

A secretária municipal da Educação, Nilmecy Santos Gonçalves, que vem acompanhando os trabalhos propostos por essa formação, disse que, “nesta etapa, estabelece-se um convite aos gestores para uma discussão sobre a liderança exercida a favor da qualidade do ensino e bem-estar dos estudantes, em nome da educação e do papel da escola.

O primeiro momento do encontro contou com a participação da palestrante Geysa Angélica Andrade da Rocha, pedagoga, psicóloga e mestranda do curso de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). No segundo momento, realizaram-se oficinas temáticas abordando aspectos sobre hierarquia e convivência, inteligência emocional e ética.

“Todo o trabalho pretende consolidar os pilares do bom relacionamento interpessoal através de exposição dialogada, exposição de vivências por parte dos gestores e atividades lúdicas e reflexivas”, pontuou Hustana Fernanda Santos da Silva, assessora de Acompanhamento à Gestão Democrática.

O curso, que acontece no decorrer de todo o ano de 2018, conta com o apoio da UESC, da UNIME Itabuna e das editoras “Somos”, “Ática” e “Scipione”. Ao final, todos os participantes receberão certificado, emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UESC, através do Programa Agir.