VIOLÊNCIA EM ITABUNA: EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL FIRMAM PARCERIA EM TORNO DO PROGRAMA ESTRELA DA PAZ

31/07/2018 | Assessoria de Comunicação

Com o objetivo de fortalecer as ações com vistas a superar a violência em Itabuna, o Programa Estrela da Paz (PROPAZ), da Secretaria da Educação, realizou no último dia 24 de julho de 2018, um Encontro de Apresentação e Implantação, que contou com a presença de diretores, psicólogos, cuidadores e monitores da Secretaria da Assistência Social.

A equipe PROPAZ, composta por 8 profissionais da Educação vem há 16 anos, através de Encontros de Orientação para Vida (EPV) desenvolvendo uma educação integrada baseada nos valores humanos (éticos e espirituais), alicerçados na visão do homem integral, contemplando um olhar sobre o todo e a interdependência das partes. A coordenadora, Erenita Cristina Araújo, entende-se que “dois tipos de educação, material e espiritual, são necessárias para que o homem atinja seu objetivo na vida. A espiritual destina-se à vida, enquanto a material a um meio de vida”, ponderou a professora.

O diretor e também um dos pioneiros do programa, Valeriano Amaral, acredita que a educação integrada associada à vivência dos Valores Humanos é capaz de promover uma interação entre as instituições, poder público e sociedade. Uma ação positiva capaz de ajudar a despertar o que há de melhor no ser humano.

Erenita Araújo aponta ainda que a educação integrada proposta pelo programa não se trata de aula de religião: “É uma metodologia sistematizada para o desenvolvimento dos valores humanos, os quais têm origem religiosa, pois, nos foram primeiramente conferidos pelo Criador”, categorizou.

Objetivos

O PROPAZ tem o propósito de contribuir com a execução e o sucesso das ações propostas pela Secretaria de Assistência Social, desenvolvendo EPV’s pautados no resgate e na prática dos valores universais que vêm sendo perdidos ao longo do tempo, mas, que são intrínsecos aos seres humanos: paz, amor, verdade, não-violência, perdão, solidariedade.

A secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, firmou a parceria indicando que, a educação integrada sustentada na prática dos valores humanos, desempenhará um papel de suma importância nos departamentos.

Uma das grandes admiradoras da proposta, a secretária da Educação, Nilmecy Santos Gonçalves, defende que esse modelo de parceria é basicamente a fonte formadora de caráter e gerador de uma cultura de PAZ. “Vivendo valores humanos, assumimos um compromisso com o autoconhecimento e autotransformação para poder contribuir com a transformação da educação, da sociedade e do mundo”, disse a secretária.

No encontro realizado no dia 24 de julho todos os presentes foram elevados a condição de multiplicadores. A partir da próxima semana, a equipe PROPAZ estará realizando encontros com crianças e adolescentes acolhidos por programas e projetos da Secretaria de Assistência Social. Informações completas podem ser obtidas através do telefone (73) 98816-6029.