CONSELHO TUTELAR E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO UNEM-SE EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

13/07/2018 | Assessoria de Comunicação

O Conselho Tutelar de Itabuna tem provocado a gestão pública diariamente no que concerne a garantia de direitos e adolescentes, visto que o Conselho é o principal órgão a ser procurado quando estes não são verdadeiramente atendidos.

Por essa razão, como agentes fiscalizadores e órgão autônomo, nesta quarta-feira (11), o conselheiro Washington Alves, em uma reunião com a secretária da Educação recém empossada, professora Nimelcy Gonçalves, teceu um rico diálogo acerca do direito das Crianças e Adolescentes que são atendidas nas escolas municipais e possuem necessidades especiais.

Como se sabe, toda criança tem direito a educação, e nada mais justo garantí-la através de políticas inclusivas, de acordo com o que está previsto em lei. “Quando dizemos que o diálogo do Conselho tutelar e Secretaria da Educação foi rico, afirmamos que estamos pensando uma forma objetiva de melhorar e atender aquelas crianças que tem necessidades especiais”, expôs o conselheiro Alves.

Para ele, o desafio nesse momento atual é grande, pois o Conselho Tutelar percebe que o índice de crianças com necessidades especiais tem crescido. Desse modo, faz-se necessário maneiras mais objetivas, políticas mais acessíveis para que não se descarte uma educação inclusiva no ensino regular, prevista em lei.

Na reunião, pontuou-se, contudo, que os trabalhos serão encaminhados e que o Conselho Tutelar reconhece o esforço do poder público e a atual conjuntura de dificuldades. “Há uma demanda extensa de profissionais de saúde, monitores, dentre outras que devem ser atendidas no âmbito educacional, para que toda e qualquer necessidade do educando seja sanada e estamos trabalhando para tornar isso possível da melhor maneira”, expôs a professora Nilmecy Gonçalves.

Ainda na reunião, a secretária Nilmecy Gonçalves, que se mostrou bastante acessível, demonstrou conhecimento de causa sobre a situação em que se encontra a educação inclusiva no município e ratificou sua preocupação pontual em desenvolver juntamente com integrantes de sua equipe e com demais entes organizados da sociedade um esforço em conjunto para organizar as ações, e contribuirá para sanar com a problemática.

Prefeitura Municipal de Itabuna
Diretoria de Comunicação Social – Secretaria de Governo
Assessoria de Comunicação – Secretaria da Educação
Texto e Fotos: Maurício de Jesus (via Conselho Tutelar), especialmente cedidos para publicação