SECRETÁRIO DE SAÚDE ESCLARECE SOBRE REGULAÇÃO DA ORTOPEDIA

22/06/2018 | Assessoria de Comunicação

Para o secretário, é importante que esteja bastante claro para a população que cada uma de suas medidas e decisões não estão sendo tomadas para prejudicar o povo, e sim, para melhorar a vida da população naquilo que mais se exige de uma Secretaria de Saúde do porte de Itabuna, que é a melhoria na qualidade dos serviços.

Para o secretário, “uma das exigências mais latentes por parte da população é que se garanta a melhoria dos atendimentos nos postos de saúde. Só que não se pode melhorar os postos, sem dinheiro. E muito da falta de recursos que assola a Saúde municipal se deve ao fato de que, infelizmente, estabeleceram-se processos administrativos, sobretudo de pagamentos, sem quaisquer critérios. E o pior: dentro de modelos que não são os recomendados pelo Ministério da Saúde”, disse o secretário referindo-se sobre os motivos que o levaram a determinar que a Ortopedia Ambulatorial também esteja submetida à regulação.

Abaixo, seguem os principais pontos de esclarecimentos que foram delineados pelo secretário.

1) Ministério da Saúde preconiza a regulação dos serviços ambulatoriais

O secretário destaca que a decisão de submeter serviços de Ortopedia à regulação não é dele, e sim, uma determinação do Governo Federal, através do Ministério da Saúde. Para Guimarães, tal instrução tem como prioridade justamente o de controlar da melhor maneira possível cada centavo investido na área. “Todos os serviços ambulatoriais são regulados e, em Itabuna, somente a Ortopedia ainda não estava sendo, o que contraria todas as orientações do Governo Federal. Em nenhum lugar do Brasil, serviços ambulatoriais funcionam com porta aberta. Não é assim. Imagina se todas clínicas particulares atendessem quem eles bem entendessem e mandassem a conta para a secretaria? Esta é a pergunta que deve ser efetuada”, explicou.

2) Itabuna tem porta aberta para atendimentos de urgência e emergência

“É bom a gente dizer, antes de mais nada, o que é um serviço ambulatorial e o que é um serviço de urgência e emergência. O serviço ambulatorial é aquele prestado por um determinado centro de saúde de forma eletiva, sem urgência, com agendamento. O serviço de urgência e emergência é aquele que não pode ser interrompido, ou seja, o prestador está de porta aberta 24 horas por dia, devidamente credenciado e com estrutura e equipe 24hs. Em Itabuna, as clínicas estão credenciadas para o serviço ambulatorial, apenas. Ou seja, atende aos seus clientes, mas não os mantêm em estado de internação ou observação por até 48hs, mesmo porque o credenciamento não permite que seja assim. No entanto, estava acontecendo justamente essa ‘modificação’, essa nuance diferenciada na prestação dos serviços. As clínicas estavam atendendo como se fossem urgência e emergência, sem qualquer rigor ou credenciamento junto ao SUS. Todos as demais clínicas em outras áreas e até os serviços ambulatoriais nos hospitais passam pela regulação (autorização prévia da secretaria local). Por que a Ortopedia ainda não? Isso estava acontecendo de maneira errada e nós estamos, agora, corrigindo o erro”, pontuou Deivis Guimarães, indicando que, na cidade, tanto o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), quanto a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA24HS) do bairro Monte Cristo estão preparadas para os atendimentos urgentes de Ortopedia.

3) O cuidado com os recursos financeiros

Nas orientações que foram estimuladas pelo secretário de Saúde, Guimarães ressaltou ainda a necessidade de se administrar da melhor maneira possível os recursos financeiros. Ele reforça o papel que vem desempenhando com a finalidade de reorganizar o sistema e garantir um serviço melhor para todos. “Para isso, tivemos que criar mecanismos de controle e regulação importantes, para que o dinheiro público seja gasto com transparência e coerência, inclusive isso é o que mais somos cobrados pelo Ministério Público e Tribunal de Contas”, finalizou o secretário indicando que, a priori, o primeiro momento da mudança é sempre o mais difícil, mas que, com o tempo e com os ajustes, a própria população perceberá as melhorias e a dinamização, tanto dos atendimentos quanto na gestão das finanças.O secretário municipal de Saúde de Itabuna, Deivis de Oliveira Guimarães, se pronunciou nesta quinta-feira (21) com integrantes de suas equipes de trabalho, para discutir questões relativas às novas orientações que passaram a vigorar depois do dia 13 de junho último, quando se fez publicar no Diário Oficial do Município (DOM), os protocolos de regulação dos serviços ambulatoriais de Ortopedia.

1) Ministério da Saúde preconiza a regulação dos serviços ambulatoriais

2) Itabuna tem porta aberta para atendimentos de urgência e emergência