Prefeitura de Itabuna entrega 500 certificados do CEFIR

19/06/2018 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Itabuna realizou na manhã de hoje, uma solenidade na Usemi, para a entrega de 500 certificados do CEFIR (Cadastro Florestal de Imóveis Rurais) a pequenos produtores do município. A ação foi coordenada pelo Departamento de Agricultura, que é vinculado a Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente. Participaram da solenidade o prefeito Fernando Gomes, o Secretário Jorge Vasconcelos e o ex-presidente da Maternidade Ester Gomes, Sérgio Gomes.

Na oportunidade, o prefeito Fernando Gomes destacou a importância deste documento para os agricultores familiares que necessitam regularizar seus imóveis rurais. “O CEFIR dará respeito a todos os agricultores familiares, facilitará muito a vida de todos que agora poderão ir a uma instituição financeira e obter empréstimos sem dificuldades”. E completou lembrando que ele foi o primeiro político do país a criar a Reforma Agrária através da implantação da Roça do Povo.

De acordo com o secretário Jorge Vasconcelos, esta ação que disponibilizou o CEFIR para os pequenos produtores do município foi viabilizada através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itabuna. O Diretor de Agricultura, Erlon Botelho, lembrou que são contemplados os pequenos produtores que possuem propriedades rurais com até 80 hectares. “Vale lembrar que ainda estamos realizando novos cadastros, tendo em vista que o município conta com cerca de 1.500 pequenos produtores”.

Ao receber o certificado, a presidente da Associação de Moradores da Roça do Povo, Edineide Rosa de Santana, não escondeu a satisfação. “Estou orgulhosa de ser da Roça do Povo, de não estar na zona urbana desempregada e também em saber que é o prefeito Fernando Gomes que está facilitando a nossa vida mais uma vez. Fernando é o prefeito que mais trabalhou por Itabuna e mais lutou pela agricultura familiar”.