Prefeitura e Ceplac discutem parceria para assistência técnica aos pequenos produtores rurais

15/05/2018 | Assessoria de Comunicação

A discussão em torno do projeto que viabiliza e fortalece a assistência técnica em extensão rural da Ceplac aos pequenos produtores da agricultura familiar de Itabuna e ainda a homologação dos novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS) foram os principais assuntos discutidos na manhã desta terça-feira (15), numa reunião no Departamento de Agricultura da Prefeitura de Itabuna. O diretor do Departamento de Agricultura, Erlon Botelho, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e Ceplac que prevê, dentre outros benefícios, a execução e assistência técnica especializada aos pequenos produtores rurais de Itabuna, visando melhorar o cultivo, aumentar a produtividade e promover o desenvolvimento socioeconômico na área rural do município.

Erlon lembrou que a Ceplac, como um dos mais importantes órgãos defensores da lavoura não apenas do cacau, mas também da produção agrícola de um modo geral, tem participação ativa no processo para o desenvolvimento do homem do campo, especialmente na zona rural de Itabuna. “O município mantém cadastrados os pequenos produtores de diversas localidades como Serrado, Assentamento Manoel Chinês, Roça do Povo, Mutuns e Ribeirão Seco, todos assistidos pela prefeitura com a importante parceria da Ceplac”, reforçou o diretor municipal.

O chefe do Escritório Regional da Ceplac em Itabuna, Edwaldo Pinheiro de Santana, que participou do encontro, disse que a parceria entre o município e o órgão federal também contribuirá para o fortalecimento do Conselho Municipal Rural, que tem papel fundamental como mediador para a busca de benefícios para os pequenos produtores rurais. O conselho será formado por instituições civis e públicas, rurais e urbanas de Itabuna e deverá ter os nomes dos novos integrantes homologados e publicados no Diário Oficial do Município, após aprovação pelo prefeito Fernando Gomes.