Prefeitura realiza atendimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

26/04/2018 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social reforça à população que o serviço de cadastro dos idosos beneficiários para recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) é realizado gratuitamente no Centro Administrativo municipal Firmino Alves e na sede da SAS, situada na praça do bairro Góes Calmon. Segundo a secretária Sandra Neilma, o alerta se dá em função de denúncias recebidas pelos técnicos da SAS que identificaram a cobrança ilegal de valores por terceiros que não fazem parte do quadro da secretaria.

A secretária Sandra Neilma explica que o benefício que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS consiste no pagamento mensal de 01 (um) salário mínimo à pessoa idosa (a partir de 65 anos) que possuir deficiência, com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial individual e que comprove não possuir meios para prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. Para acessá-lo, não é necessário ter contribuído com a Previdência Social.

Sobre a importância de estar inserido no CadÚnico para que se tenha acesso não somente ao BPC, mas aos demais programas sociais do Governo Federal, a diretora da Atenção Básica da SAS, Moema Simões informa que todas as pessoas que recebem o BPC precisam manter esse cadastro sempre atualizado.