Empossada a nova diretoria do Conselho Municipal de Educação

23/02/2018 | Assessoria de Comunicação

Em solenidade realizada na tarde da última quarta-feira (21), foi empossada a nova diretoria do Conselho Municipal de Educação (CME) de Itabuna para o triênio 2018-2020 , que tem como presidente a professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb), Rosimary Santiago. O ato de posse contou com a presença da secretária municipal da Educação, Anorina Smith Lima; do vereador e presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Josué Júnior Brandão; da ex-presidente do CME, Elioenai Santana Farias, além de conselheiros e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

Durante pronunciamento, a secretária Anorina Lima ressaltou os 20 anos de atuação e consolidação do CME de Itabuna, que se tornou uma referência nacional como órgão plural de controle social das políticas públicas da educação. Ela disse ainda que a nova diretoria, ora empossada, assume a gestão do colegiado num momento muito importante para as mudanças que a sociedade espera em relação à qualidade social da educação, a partir da execução das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Municipal de Educação (PME).

“Neste sentido, e considerando uma das metas previstas para até 2024, o nosso município precisa superar o gargalo em relação à educação infantil, cujo segmento precisa ter ampliado o número de vagas em nossas escolas. Se nós conseguirmos avançar no trabalho da educação infantil, iremos crescer não só no sentido de atender, mas, também na formação de melhores cidadãos para a sociedade”, disse Anorina.

Ao transmitir o cargo, a ex-presidente do CME, Elioenai Santana, fez questão de avaliar como positivo todo esforço que é feito pelo colegiado para dar conta do controle, do acompanhamento da política educacional desenvolvida no município de Itabuna. “É necessário que a Secretaria da Educação, que as escolas da rede pública municipal e escolas privada de educação infantil atuem em constante aproximação com o conselho para que, juntos, possamos cumprir as metas do PME e às funções que o colegiado se propõe”, destacou.

Com o percurso de mais de 27 anos atuando como educadora, a nova presidente do CME, Rosimary Santiago disse estar pronta para enfrentar esse novo desafio, que é o de estar contribuindo na gestão de um dos mais influentes conselhos municipais de educação do País. “Juntamente com os demais conselheiros e técnicos do CME, daremos continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelas outras educadoras que estiveram à frente deste colegiado. Trabalho este que deu uma importante visibilidade nacional ao Conselho Municipal de Itabuna”, afirmou.

______________________________________


Texto: Erivaldo Bomfim

Foto: Adeildo Marques