SECRETARIA DE SAÚDE ANUNCIA MUDANÇAS NA CENTRAL DE REGULAÇÃO

08/02/2018 | Assessoria de Comunicação

por: Eric Thadeu Nascimento Souza (texto e fotos) – 08/02/2018.

Visando a melhoria e a dinamização dos atendimentos na Central de Regulação de Itabuna, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, anunciou nesta quarta-feira (07), mudanças importantes no processo organizacional daquele setor. O anúncio acompanha uma série de melhorias que estão sendo implementadas desde os primeiros meses da atual administração municipal, quando transferiu a sede da Regulação da Rua Barão do Rio Branco (próximo à Ponte dos Pedestres, na entrada do Bairro da Conceição), em 2017, para a Avenida Inácio Tosta Filho, Centro.

A secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus, explica que “todas as mudanças até então propostas e implementadas, têm como alicerce a busca não só dela como secretária, mas de todos os seus colaboradores e equipes de trabalho, em prover da melhor maneira, os aspectos mais humanos e mais sensíveis do atendimento, que são a qualidade, o conforto e a segurança de que as demandas sejam todas emanadas com sucesso”.

A diretora da Central de Regulação, Celine Ferraz Minervino, disse que um dos problemas mais complexos é a grande quantidade de pessoas que, em todo início de mês, tentam recorrer à Central de Regulação para buscar autorizações para procedimentos e/ou consultas, o que vinha causando, inclusive, as filas.

Separação dos atendimentos por tipos e datas

Para dirimir completamente a ocorrência de filas, Minervino indica que, já a partir dos próximos dias, haverá uma separação nas liberações de acordo com os tipos. “Em cada dia, a gente vai estar trabalhando com um tipo de autorização diferente, e pedimos para a nossa clientela prestar atenção nas datas e nos procedimentos, para que não corra o risco de vir na data errada”, explicou.

Pelo novo planejamento, as autorizações que geralmente se acumulariam para o dia 1º de março serão liberados já a partir do dia 20 de fevereiro, sendo que nos dias 20 e 21, serão autorizados somente radiografias (também conhecidas como “exames de raio x”) e as ultrassonografias; nos dias 22 e 23, serão autorizadas as consultas especializadas (cardiologia, pneumologia, dermatologia, urologia, reumatologia, nefrologia, reumatologia, endocrinologia e oftalmologia), sendo que estas liberações são específicas para clientes que moram no Centro da cidade ou em áreas não referenciadas por Unidades Básicas de Saúde – UBS’s ou Postos de Saúde da Família – PSF’s (Zona Rural).

“Quem mora nos bairros e tem os postos de saúde próximos, deverão buscar as suas consultas diretamente nos seus postos, observando-se que as rotinas procedimentais de cada posto podem ser diferenciadas das datas organizadas pela Regulação”, destaca Celine.

No dia 26 de fevereiro, repetem-se as autorizações das radiografias e ultrassonografias; no dia 27, as consultas especializadas; e no dia 1º de março, serão autorizados os procedimentos que precisam ser agendados diretamente no prestador de serviço (exames laboratoriais, fisioterapias e exames oftalmológicos). “São os procedimentos em que a clientela recebe as autorizações na Central de Regulação e, depois, precisa se dirigir até o prestador para marcar o dia e o horário”, esclarece Minervino.

No dia 5 de março, serão autorizados os procedimentos de Alta Complexidade (ressonâncias, tomografias, cintilografias, densitometrias ósseas, litotripsias, quimioterapias e radioterapias), esses, sim, para todos os clientes da cidade de Itabuna e dos municípios pactuados, respeitando-se a quantidade de cotas liberadas.

Mudanças estruturais

Além das mudanças organizacionais, a Central de Regulação passa também por modificações estruturais. “A intenção é a de que haja mais acolhimento e proximidade entre a clientela e os atendentes. Estamos trazendo todos os balcões e as salas de atendimento para a parte da frente da Central de Regulação, de modo que sejam facilmente visualizados e localizados pelos nossos clientes”, disse Celine, que reordenou as salas e as divisórias, buscando transmitir para o usuário do sistema público de saúde, mais transparência e mais tranquilidade. A previsão, segundo ela, é a de que até o final do mês de março, todos os balcões de atendimento, incluindo o TFD (Tratamento Fora de Domicílio) estejam na parte da frente da Central de Regulação.

Para maiores informações e esclarecimentos, os clientes devem contatar os postos de saúde nos bairros ou telefonar para o número (73) 3613 6975. O telefone está disponível sempre de segunda à sexta, das 7h às 13h. Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde.