Governo investe na modernização e digitalização do arquivo público municipal

05/02/2018 | Assessoria de Comunicação

Seguindo determinação do prefeito Fernando Gomes que investe na reestruturação da máquina administrativa, o secretário de Administração, Dinailson Oliveira autorizou a implementação do projeto de modernização e digitalização do acervo do arquivo público municipal. O arquivo – considerado o maior do interior baiano – reúne cerca de um milhão de documentos e é um dos mais estruturados da Bahia.

Segundo o Dinailson Oliveira, desde o início desta gestão existe a preocupação de se preservar o conteúdo que guarda a história de Itabuna e que há muito tempo não vem recebendo o tratamento adequado. O projeto irá agilizar e facilitar a busca por documentos realizada ainda de forma manual em mais de 10 mil pastas do acervo.

Para o Diretor do Arquivo Público Municipal, Gilberto Rui de Oliveira, o trabalho deverá contar com o apoio de um técnico do arquivo público de Salvador, que investiu num projeto similar e que vai servir de referência para Itabuna: “É uma luta antiga para modernizar nossos documentos e somente agora, nessa gestão, vamos implantar esse método”. Ele explica que o arquivo histórico digitalizado será disponibilizado para consulta e conhecimento de estudantes, historiadores e para o público em geral.
____________________________________
Texto: Kleber Torres