Com apoio da Prefeitura Cefir já cadastrou 500 pequenas propriedades na região

02/02/2018 | Assessoria de Comunicação

A prefeitura de Itabuna está colaborando com apoio técnico e de pessoal para a realização do Cadastro Ambiental Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) no município. Nesta quinta-feira (01), representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia estiveram reunidos com o Secretário de Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, e avaliaram positivamente a parceria que vem acelerando a realização do cadastro na região.
Ao comentar sobre a importância de mapear a zona rural para fortalecer os produtores agrícolas do município, o secretário Jorge Vasconcelos destacou a parceria da gestão municipal com o Governo do Estado, que tem gerado resultados positivos com investimentos em diversas áreas. Para Jorge, o Cefir é mais um desses projetos que oportunizam ao cidadão ter acesso a créditos e melhorar sua condição de vida.

A Coordenadora de Projetos de Biodiversidade e Florestas da Sema, Luciana Santa Rita, endossou a união da gestão estadual e municipal para que cadastro consiga atingir 100% das propriedades rurais. “É muito importante que tenha essa parceria dos municípios, porque é o município quem vai localizar e identificar os produtores e dar uma orientação técnica e direcionada às comunidades para a empresa contratada pela Sema”, conta.

Executado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, através de convênio com o Banco Mundial, o Cefir já cadastrou na região aproximadamente 500 propriedades e tem a pretensão de cadastrar um número superior a 1200 propriedades. Em Itabuna, os Departamentos de Agricultura e de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente estão auxiliando os técnicos da empresa ViaSat nas etapas do cadastramento.

O que é o Cefir?

O Cefir corresponde, no Estado da Bahia, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), no âmbito federal. O Cadastro é uma obrigação criada pelo Código Florestal Brasileiro. O Seu Objetivo é a formação de um banco de dados com informações que servirão para o controle, e o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do estado.

O Cefir oportuniza uma série de benefícios, como: valorização do imóvel, a possibilidade de acessar créditos agrícolas e também a isenção de algumas penalidades de possíveis irregularidades declaradas, como a falta de licença para atividades passíveis de licenciamento, supressão de vegetação ou utilização de recursos hídricos sem autorização, desde que compromissos assumidos sejam cumpridos.

___________________________
Texto: Wilson Junior
Fotos: Waldyr Gomes