Presidente do TJB inaugura fórum de Itabuna e fala da cultura grapiúna

30/01/2018 | Assessoria de Comunicação

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, acompanhada do governador Rui Costa e do prefeito Fernando Gomes, entregou as obras de ampliação do fórum de Itabuna. O espaço conta com 8.967,71m² e seis pavimentos, com três subsolos de garagem e outros três que vão abrigar as funções jurisdicionais da comarca.

Ela agradeceu ao apoio do governador Rui Costa que “prestigiou o judiciário e caminhou conosco durante o período em que ocupei a presidência do TJB. Já o amigo Fernando Gomes foi um visionário ao doar este terreno para o judiciário e vem realizando um trabalho pelo desenvolvimento de Itabuna”. Destacou ainda a parceria com o governo municipal para a implantação do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc).

Para a desembargadora Itabuna já merecia uma casa digna para a Justiça, pois é a quinta cidade mais populosa do estado e se consolida como cidade universitária, sendo referência em termos de ensino superior, comércio e serviços no Sul da Bahia. Ela lembrou que a cidade enfrentou a crise do cacau e vem superando as dificuldades diversificando a sua economia.

No final destacou a cultura itabunense representada por Jorge Amado na literatura; Walter Moreira, nas artes plásticas; bem como os poetas Telmo Padilha, que coordenou o Pacce e conquistou prêmios internacionais com o livro Voo Absoluto, além de Firmino Rocha, autor do poema “Deram um fuzil ao menino”, que declamou no final do discurso.

______________________________________

Texto: Kleber Torres

Foto: Adeildo Marques