Apoio da prefeitura acelera Cadastro Ambiental Rural gratuito em Itabuna

22/01/2018 | Assessoria de Comunicação

Iniciado há cerca de duas semanas, o Cadastro Ambiental Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) dos pequenos agricultores já cadastrou 300 propriedades no município de Itabuna. A prefeitura de Itabuna, através do Departamento de Agricultura da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente (Sema) tem fornecido apoio técnico e de pessoal para a realização do Cefir que é exigido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e executado por técnicos do Governo do Estado da Bahia, através de convênio com o Banco Mundial.

Ao receber a visita de técnicos da empresa ViaSat que é a responsável pelo cadastramento das propriedades rurais, o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, reforçou o comprometimento do governo municipal em apoiar a realização do cadastro até que se consiga atingir 100% das propriedades rurais. O secretário destacou ainda a importância do Cefir para mapear a zona rural e consequentemente fortalecer os produtores agrícolas do município.

O diretor do departamento de agricultura da Sema, Erlon Botelho, comentou que a conclusão do Cefir vai oportunizar ao município um melhor direcionamento na tomada de decisões e propostas destinados aos produtores rurais, sejam individuais ou da agricultura familiar. Erlon destacou ainda a ampliação da zona rural de Itabuna a partir da incorporação de novos territórios, o que reforça a importância da execução do cadastramento.

O coordenador de campo da ViaSat, William Alessandro de Jesus Santos elogiou a atuação da prefeitura de Itabuna que vem apoiando ações como Cefir. Segundo William, as parcerias foram fundamentais para acelerar o cadastramento das propriedades que devem se encerrar em aproximadamente duas semanas.

O Cefir pretende regularizar todos os imóveis rurais, individuais ou da agricultura familiar com o objetivo de facilitar o acesso dos agricultores às políticas públicas, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), custeio agrícola, distribuição de sementes, orientação e assistência técnica gratuita, dentre outros benefícios.
Texto: Wilson Junior
Fotos: Adeildo Marques