Lavagem do Beco do Fuxico reúne famílias e abre oficialmente o Carnaval Antecipado de Itabuna

19/01/2018 | Assessoria de Comunicação

Já passava das 16 horas desta quinta-feira (18) e o que se observava no centro de Itabuna era um verdadeiro clima de carnaval, pois ali, pela Rua Duque de Caxias, Travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), Avenida Cinquentenário e Praça Adami começava o Itabuna Folia – Carnaval Antecipado de Itabuna 2018. Mantendo a tradição, o carnaval realizado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que neste ano conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Bahiatursa, foi aberto com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico com a participação de blocos, afoxés, entidades diversas e milhares de foliões que participaram de uma festa com muita água dos carros pipas e água de cheiro das baianas com seus cântaros.

Considerada uma das principais manifestações culturais da cidade e da região Sul da Bahia, a Lavagem do Beco do Fuxico honrou sua fama e reuniu milhares de pessoas que foram se divertir ao som das tradicionais marchinhas e curtir essa que é uma das maiores festas do interior da Bahia. Com a participação de nove blocos e afoxés da cidade, os desfiles tiveram início com a animação da Charanga Elétrica. Em seguida vieram para Rua Duque de Caxias a apresentação das baianas e dos blocos Encantarte, Dez Casados e Casados I…responsáveis, com sua bateria e cerca de 300 figurantes.

Umas das principais atrações do carnaval e representação fiel do que é a Lavagem do Beco do Fuxico, o banho de água dos carros pipas contou com uma participação especial nesta edição. Para animar ainda mais o público presente, o prefeito Fernando Gomes se encarregou de comandar essa parte da folia que simboliza a história dos carnavais de Itabuna.

Do vendedor ambulante à criança que marcava presença pela primeira vez na festa, da família reunida à turma de jovens que se divertia ao som que marcou época nos antigos carnavais, todos os presentes curtiram e aprovaram mais uma edição da Lavagem do Beco do Fuxico. O espaço, cada vez mais democrático e marcado pelas diferentes expressões artísticas e culturais da cidade foi cenário da abertura da folia de momo em Itabuna.
Nesta sexta-feira (19), a folia continua no circuito oficial do Carnaval Antecipado, nas Avenidas Aziz Maron e Mário Padre.

As atrações começam suas apresentações a partir das 18 horas com as bandas Bom q Xote, seguida pelo grupo Sem Censura Samba Club. Às 19h o circuito recebe o cantor Denny Denan, e em seguida se apresentam as bandas Babado Novo, Duas Medidas e o cantor Guilherme Andrade. Por volta das 21 horas o romantismo chega à folia com o cantor Sinho Ferrary e a arrochadeira toma conta com a batida do Neto Lx. Para fechar o primeiro dia de carnaval, tem ainda o axé irreverente de Durval Lélys e a música da dupla Thaine e Thainá.

Texto: Wilson Junior