Sesttran realiza curso de “Gestão em Comando de Guarda Municipal”

15/01/2018 | Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran – deu início, na manhã desta segunda-feira (15), ao curso de “Gestão em Comando de Guarda Municipal”, que está sendo coordenado pela equipe da empresa I.G.A. (Instrutores, Guardas & Associados). O curso, que conta com a parceria do Sest/Senat, local onde está sendo realizada as aulas, possui carga horária total de 50 (cinquenta) horas de duração, distribuídas em 5 (cinco) dias de aula, no horário de 8 às 17h. Cerca de 30 (trinta) GCMs de Itabuna, cidades circunvizinhas, do Extremo Sul baiano (Teixeira de Freitas) e de Juazeiro do Norte, no Ceará participam do curso. O encerramento será na próxima sexta-feira, (19/01).

O Secretário Cláudio Dourado, em sua fala de abertura do curso, destacou “a importância da permanente qualificação da Guarda Civil Municipal, que vem ocorrendo na atual gestão, fato que permite um maior preparo aos GCMs e consequente melhoria do serviço prestado à comunidade”, finaliza. Já a Diretora do Sest/Senat, Nácia Martins ressaltou “que o trabalho em parceria com a Sesttran é estratégico, pois o órgão contempla várias categorias de profissionais que são público-alvo para os cursos ministrados pelo órgão”, finaliza.

Segundo o Inspetor da GCM de Itabuna, Valdir Santos (Coordenador do Núcleo Educacional da GCM e membro da I.G.A), o curso abordará disciplinas que possibilitarão aos Guardas Municipais uma ampla visão da sua atividade, quando ele estiver na função de “comando”, ofertando-lhes as habilidades e conhecimentos necessários para a criação de planos de trabalho (com metas e execução), tendo como base a matriz curricular da GCM, que foi elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A grade curricular do curso abordará as seguintes disciplinas: Captação de Recursos e Convênios; Polícia Comunitária; Gestão de Pessoas; Serviço de Inteligência na GCM; Conceituando a Matriz da SENASP; Perfil do Agente de Segurança; Legislações Pertinentes e Oficina Operacional.