Educação oferece vagas para os cursos da Plataforma Freire

11/01/2018 | Assessoria de Comunicação

A Secretaria de Educação está oferecendo através da Assessoria de Formação Continuada de cursos de licenciatura e especialização, para os professores que estejam na função docente e que queiram solicitar vagas por meio da Plataforma Freire através de uma parceria entre o Ministério da Educação e Universidade Estadual de Santa Cruz. O período para análise, pela Secretaria de Educação das vagas solicitadas termina em 2 de fevereiro de 2018.

Segundo Andrea Ribeiro, da Assessoria de Formação Continuada, para facilitar o processo de seleção, a Capes desenvolveu um manual do usuário da Plataforma e nele, “é possível encontrar informações sobre o que é a Plataforma Freire, quem deve incluir o currículo, como cadastrar, como solicitar uma vaga nos cursos e como analisar as solicitações dos profissionais de rede”.

Ela explica que nesta primeira edição da Plataforma Freire, somente poderão solicitar vaga os professores em exercício na rede pública de educação básica. Serão oferecidos os seguintes cursos: Licenciatura em diferentes áreas para professores que não possuem graduação em licenciatura na área/disciplina que atuam em sala de aula; Especialização em Educação Infantil para os professores com formação superior que atuam nessa etapa da educação; em Alfabetização para os professores com formação superior que atuam nas séries iniciais; em Matemática e Língua Portuguesa para os professores que atuam nas séries iniciais; em Matemática para professores, com formação superior, que lecionam Matemática nos anos finais do Fundamental; e em Língua Portuguesa para professores com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para os anos finais do Fundamental.

Como as vagas serão disponibilizadas de acordo com o perfil de cada usuário, ao realizar a solicitação de vaga é obrigatório o preenchimento das seguintes informações: dados pessoais; formação básica e graduação; bem como com relação à própria experiência profissional na educação básica.

O que é

A Plataforma Freire é um sistema disponibilizado pela Capes com a finalidade de constituir uma base de dados para abrigar currículos de professores, pesquisadores, estudantes e gestores. Além disso, o sistema permite à Capes realizar a gestão da demanda por formação inicial e continuada de professores da educação básica e o acompanhamento dos programas e ações que tenham professores e escolas das redes de ensino.

Também por meio da Plataforma, as redes de ensino têm acesso aos dados e informações sobre os profissionais do magistério, com o intuito de facilitar o planejamento e a elaboração de políticas locais de formação inicial e continuada para esses profissionais. Outra funcionalidade é a de que os profissionais do magistério da educação básica podem socializar suas produções técnicas e acadêmicas, fomentando a visibilidade desses profissionais e sua conexão com a comunidade acadêmica e os gestores de políticas educacionais.
Texto: Kleber Torres