Comissão discute segurança do Carnaval Antecipado de Itabuna

09/01/2018 | Assessoria de Comunicação

A Comissão Organizadora do Carnaval Antecipado 2018 voltou a se reunir na manhã desta terça-feira (09) para fechar o esquema de segurança da festa que acontece no período de 18 a 21 deste mês em Itabuna.  O encontro foi coordenado pelo vice prefeito Fernando Vita, que representou o prefeito Fernando Gomes. Vita se mostrou  satisfeito após ouvir o que está sendo planejado pela comissão: “Vamos ter uma festa bonita e o mais importante, com segurança que é uma das preocupações do prefeito Fernando Gomes”.

O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos explicou que o planejamento, que está praticamente concluído, foi elaborado individualmente pelas instituições de segurança como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal, “mas que será um trabalho integrado em favor da segura da festa e por extensão de cada um dos foliões, como a do ano passado quando não houve nenhuma ocorrência negativa”.

Já o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão disse que os preparativos estão sendo concluídos e serão divulgados logo no início da próxima semana. “Sem dúvida teremos uma festa tranquila, animada e com segurança como Itabuna merece. Para isso, todos os menores detalhes estão sendo planejados com cuidado e rigor”, reforçou o diretor da fundação.

Segurança

O comandante do 15º. Batalhão da Polícia Militar Tenente Coronel Riccio, aproveitou o encontro para destacar detalhes como o transporte coletivo, incluindo roteiro e percurso para mobilização de esquipes, o monitoramento e abordagem policial; os locais de concentração de táxis e mototáxis  na área próxima ao circuito da festa e o controle de entrada e saída de  ambulantes que também serão revistados.

O representante do Batalhão da PM disse ainda que o esquema de segurança está pronto e foi planejado pelo  Capitão Ferreira, com experiência em planejamento e estratégia operacional de ações. Ele assegurou que se depender de segurança, o Carnaval Antecipado de Itabuna será uma festa tranquila para a família itabunense e os turistas. Cerca de 550 homens entre policiais e guarda civil municipal deverão garantir a segurança no circuito da festa.

O encontro com o vice prefeito contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), da FICC, Guarda Civil Municipal Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que integram a comissão organizadora.

Texto: Rosi Barreto

Fotos: Adeildo Marques