Prefeito anuncia obras e projetos para retomada do desenvolvimento de Itabuna

08/01/2018 | Assessoria de Comunicação

Além de anunciar durante encontro com jornalistas a inauguração de obras como a passarela da Ilha do Jegue, um projeto voltado para a mobilidade urbana, que vai facilitar o acesso de moradores dos bairros da Conceição, Góes Calmon e áreas circunvizinhas para o centro da cidade, o prefeito Fernando Gomes destacou entre prioridades de governo a construção de uma nova ponte sobre o rio Cachoeira. A nova ponte com quatro pistas e ciclovia está orçada em R$ 18 milhões e os recursos foram incluídos no orçamento da União para este ano.

O prefeito destacou ainda a parceria com o governo do estado, o que vai permitir conclusão das obras do Teatro Municipal de Itabuna, com 700 lugares, um projeto que deve ser retomado após a realização de uma licitação. Para ele a parceria com o governo do estado é decisiva para a realização de obras visando a retomada do desenvolvimento de Itabuna e até mesmo para o Carnaval Antecipado de Itabuna, no período de 18 a 21 de janeiro, em conjunto com a Bahiatursa, 15º BPM e 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

O prefeito confirmou ainda, que o governador Rui Costa visitará Itabuna nos dias 19 e 20 de janeiro durante o Carnaval Antecipado, devendo participar da inauguração da Passarela da Ilha do Jegue e da folia momesca. O governador deve voltar a Itabuna em abril, para inauguração da barragem do Rio Colônia, em fase de conclusão, com a instalação das comportas e implantação da infraestrutura de estradas e energia. A obra tem um custo de R$ 108 milhões e o governo do estado também deve iniciar no próximo mês a duplicação da BR 415, trecho Ilhéus-Itabuna, que hoje tem problemas de segurança e enfrenta engarrafamentos nos períodos de maior movimentação de veículos.

Um outro projeto importante, segundo ele, é o estudo da Fundação Getúlio Vargas para concessão da Emasa, o que viabilizaria despoluição do rio Cachoeira, e facilitaria a captação de recursos para melhoria do sistema de abastecimento de Itabuna e do saneamento básico, que hoje atende a 25% da população. O governo municipal também vai investir na implantação do Parque da Cidade, numa área de 40 hectares e que será transformado num espaço de lazer para a população.

O prefeito Fernando Gomes também destaca obras voltadas para a mobilidade urbana a exemplo da ligação entre as BRs 101 e 415 passando pelo Hospital de Base e anunciou que deve intensificar as ações do governo nos diversos bairros, melhorando a malha viária urbana, num projeto também em conjunto com o governo do estado.
____________________________________
Texto: Kleber Torres
Foto: Pedro Augusto