Começa instalação das comportas em barragem do Rio Colônia

03/01/2018 | Assessoria de Comunicação

O Governo do Estado anuncia que  estão em fase de conclusão as obras da Barragem do Rio Colônia, que tem 96% do projeto executivo concluído, com início da montagem dos equipamentos hidromecânicos e instalação  das comportas. O equipamento, que já se encontra em fase de testes, teve iniciada a reservação de água e possui um eixo com comprimento de 124 metros e altura de 21,4 metros e, quando atingir o nível mais alto, terá um volume total de mais de 62 milhões de metros cúbicos de água garantindo uma reserva para o abastecimento de Itabuna nos períodos de estiagem prolongada. O valor total de investimento é R$ 108.498.283.

        A obra é considerada uma prioridade para o prefeito Fernando Gomes, pois, além de garantir o abastecimento de água para os cerca de 220 mil moradores de Itabuna, vai contribuir para a atração de novos empreendimentos na área industrial e comercial gerando emprego e renda. A barragem também minimizará  o problema das enchentes que inundam parte da cidade de Itabuna e melhorará as condições sanitárias do Rio Cachoeira.

        A obra inclui ainda a mudança do traçado da Rodovia BA-120, que liga Itapé a Itajú do Colônia, com a  relocação de linhas de energia, e construção de casas para as famílias que ocupam a área que formará o espelho d´água.

 ______________________________________

 

Texto: Kleber Torres

Foto: Secom/Ba