Colocação de módulos da passarela da Ilha do Jegue mobiliza oito veículos pesados e equipamentos de 400 toneladas

26/12/2017 | Assessoria de Comunicação

Numa verdadeira operação de guerra que mobilizou um guindaste de 400 toneladas Liebherr transportado em seis carretas especiais da Vertical, um veículo pesado da Chame Guincho e um caminhão trucado da Minas Aço, o que atraiu durante os últimos dias milhares de curiosos que se concentraram na Avenida Firmino Alves e na Praça Rio Cachoeira, está sendo concluída agora a colocação dos módulos da passarela da Ilha do Jegue, com 140 metros de extensão. A ação foi acompanhada pessoalmente pelo prefeito Fernando Gomes e técnicos das secretarias de Desenvolvimento Urbano, de Administração e de Segurança, Transporte e Trânsito bem como das empresas responsáveis pela execução da obra.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”67″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

Na manhã de hoje (26) foi iniciada a última etapa da operação com a colocação das duas últimas vigas na Praça Rio Cachoeira, no bairro Góes Calmon, que teve parte da pista da Avenida Mário Padre interditada. Equipes da Sesttran não só isolaram a pista, como também o guarda corpo do cais à margem do rio Cachoeira, interditado para pedestres, afastando também por questão de segurança aos curiosos que paravam para assistir à operação.

O prefeito Fernando Gomes anunciou que vencida esta etapa começa a conclusão da obra, que será inaugurada em janeiro no Carnaval Antecipado, com a colocação de escadas, rampas de acesso para deficientes, piso de concreto armado e iluminação, beneficiando moradores dos bairros da zona sul da cidade que ganham uma opção de acesso ao comércio. Ele explica que a realização da operação durante o feriadão do Natal visou diminuir o impacto no trânsito na área central da cidade em função da necessidade de interdição das pistas ao tráfego de veículos.

Destacando a obra como um projeto importante de mobilidade urbana, o secretário de Administração, Dinailson Oliveira lembra que este é mais um compromisso cumprido pelo prefeito Fernando Gomes, o qual mesmo no feriado do Natal trabalhou no sentido de acelerar a conclusão da obra iniciando a sua fase final. Ele destaca a integração entre técnicos da prefeitura e das empresas envolvidas na execução da obra.

Para o empresário Roberto Minas Aço, responsável pela execução da obra, o projeto teve um ajuste nesta fase porque o pessoal da Sondasolo Engenharia deslocou a última pilastra sul em 1 metro e 40 centímetros em função das condições dos estudos de solo, obrigando a uma revisão do projeto e alterações em dois módulos, mas sem comprometimento do conjunto da obra. Ele destaca a integração dos engenheiros da prefeitura, da Minas Aço e da Sondasolo para reavaliação dos cálculos estruturais, garantindo a própria segurança do projeto supervisionado pelo engenheiro Francisco França.
____________________________________
Texto: Kleber Torres