UBS atende moradores de Mutuns e da área rural

22/12/2017 | Assessoria de Comunicação

A UBS Francisco Benício dos Santos, em Mutuns, foi totalmente reformada pela prefeitura municipal de Itabuna. A unidade que atende mulheres, idosos e crianças de Mutuns e da área rural, com foco na atenção básica, funciona como porta de entrada dos pacientes para o sistema de Saúde. Na UBS são oferecidos ainda serviços diversos de prevenção à saúde, com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, consultas clínicas, ginecológicas, pediátricas, nutricionista e enfermeiros, além de curativos, programas de pré-natal, planejamento familiar, crescimento e desenvolvimento (CD), e atendimento odontológico. 

A unidade de Mutuns conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem, pessoal de apoio e agentes comunitários que atendem famílias da comunidade. A obra que revitalizou a estrutura da unidade foi executada numa ação conjunta das Secretarias de Administração e da Saúde, os secretários Dinailson Oliveira e Lísias São Mateus destacaram a ação do governo que reformou este importante equipamento de saúde pública, recuperando a estrutura física do imóvel e adquirindo novos equipamentos.

O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Na UBS o paciente tem acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos e inalações, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

 

 

_____________________________________

Texto: Kleber Torres