ITABUNA: ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI CAI DE 35,0 PARA 8,3

20/12/2017 | Assessoria de Comunicação
 A Prefeitura de Itabuna está encerrando o ano de 2017 com grandes motivos para comemorar, especialmente na área de Saúde Pública. No primeiro ano do atual governo, mesmo com todas as dificuldades orçamentárias impostas pela crise financeira em todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde está conseguindo produzir números de eficiência até então nunca registrados na história da cidade. O mais recente diz respeito ao novo índice de infestação predial por larvas do mosquito aedes aegypti (LIRAa), que em dezembro de 2016 estava em 35,0 pontos percentuais e, em dezembro de 2017, caiu para 8,3. “Trata-se do menor índice já obtido em Itabuna, desde que o Ministério da Saúde começou a aferir os números”, apontou com orgulho a Secretária Municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus.
Para medir o índice de infestação e a sua gravidade, o Ministério da Saúde lança mão do LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti. O levantamento é feito anualmente, dividindo-se o município em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características parecidas. Em cada grupo, também chamado de estrato, são pesquisados 450 imóveis. O grau de gravidade de cada índice propõe que os números estratificados estejam em até 1% (índice considerado satisfatório); 1% a 3,9% (índice que indica situação de alerta); e acima de 4% (índice que indica risco de surto de dengue). “Embora a nossa cidade esteja com o índice de 8,3%, esse número já nos coloca numa relativa zona de conforto para o que se projeta para 2018. Em 2017, conseguimos derrubar esse valor de 35% para 8,7%. Isso nos dá uma margem de cerca de 4 pontos para colocarmos a nossa cidade numa situação de menor vulnerabilidade no ano que vem”, disse a secretária.
Os novos números foram apresentados com muita alegria nesta terça-feira (19), pelo diretor da Divisão Epidemiológica de Itabuna, Roberto Góes, durante a Cerimônia de Certificação 2017 dos Agentes de Endemias, que aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde. Na cerimônia, oito agentes foram homenageados pelo trabalho que realizaram ao longo do ano, destacando-se em atuação, índice de produtividade, dedicação e eficiência. Em vídeo, profissionais de imprensa e autoridades municipais também participaram da homenagem. A secretária de Governo Maria Alice Araújo Pereira disse que o município de Itabuna está abençoado por ter uma equipe de agentes de endemias muito eficiente. “Na verdade, posso dizer que Itabuna é uma cidade que pode se sentir muito tranquila em relação ao controle das endemias, graças ao esforço de sua equipe de agentes, que está de parabéns”, disse. O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes Oliveira, disse que os resultados apresentados até aqui são muito bons, mas lançou um grande desafio para 2018. “Queremos reduzir isso aí para zero!”, disse ele, sempre otimista e agradecendo aos agentes pelos resultados.
Texto e foto: Eric Thadeu Souza