Núcleo de Educação em Urgência do Samu promove capacitação em segurança do paciente

18/12/2017 | Assessoria de Comunicação

Núcleo de Educação em Urgência do Samu

promove capacitação em segurança do paciente

 

Visando qualificar os profissionais que trabalham nas unidades básicas de saúde do município (UBSs) para o atendimento especializado na classificação de risco dos pacientes, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itabuna iniciou um treinamento intensivo, dividido em quatro módulos. O primeiro foi na manhã da última quinta-feira (14),no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A proposta é preparar os profissionais de saúde para identificarem pacientes em situação de risco numa UBS.

Nessa primeira etapa a capacitação com aulas práticas e teóricas foi ministrada pela equipe do Samu e convidados com especialização em atendimento de urgência. Uma das palestrantes foi a enfermeira Rafaela Caldas Santos que mostrou em vídeo o que é classificação de risco, como o profissional pode identificar um paciente numa situação de urgência e emergência, como socorrê-lo e para onde encaminhá-lo.

Ela também abordou temas como identificar e socorrer um paciente com parada respiratória e ainda explicou sobre o Sistema de Triagem de Manchester, um método científico que indica a classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento nas unidades de saúde.

“O sistema permite identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco à saúde ou grau de sofrimento, priorizando o atendimento, após  avaliação de cada paciente”.

Uma das convidadas, a professora Myrian Ribeiro da Silva, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), também fez palestra e abordou o tema “Paciente em situação de risco”, destacando a importância da capacitação do profissional para saber avaliar e classificar uma situação de urgência ou emergência. “O profissional preparado terá melhor condição de socorrer o paciente com eficiência e segurança”.

 A enfermeira Waleska Dias Figueiredo Carvalho, do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu, adiantou que as próximas etapas estão agendadas para os dias 21 e 28 deste mês e em janeiro de 2018 em data a ser divulgada posteriormente.

“A proposta é capacitar um número maior de profissionais das unidades de saúde para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes que buscam o atendimento na rede pública, fazendo valer a proposta do prefeito Fernando Gomes e da secretaria de Saúde, Lísias São Mateus, que buscam a eficiência na rede de saúde pública em Itabuna  ”.

__________________________________________________

Texto: Rosi Barreto