Itabuna implanta programa de assistência técnica rural

18/12/2017 | Assessoria de Comunicação

Numa parceria institucional entre Prefeitura, Ceplac, Governo do Estado e da União, o município de Itabuna implanta dia 19, em solenidade no auditório da Unime, o Plano Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), considerado um modelo pioneiro no país. Na mesma solenidade o prefeito Fernando Gomes deve sancionar o projeto do vereador Robson Sá que torna a Ceplac patrimônio imaterial do município.

O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos destaca que o plano une assistência técnica e extensão rural nclui nas suas ações a melhoria das estradas vicinais para escoamento da produção agrícola. Ele será complementado com a elaboração do Plano Diretor Agrícola do Município e ações de estímulo à produção agrícola.

Segundo o diretor de Agricultura da Sema, Erlon Botelho, o Ater visa organizar também a agroindústria, com o fechamento das cadeias produtivas dos produtos agrícolas locais e organização dos arranjos produtivos e fomento a agroindústria.

As ações do Ater incluem organização e comercialização da produção, através do fortalecimento das cooperativas e associações de agricultores familiares, além de proporcionar apoio e assistência aos pequenos, médios e grandes produtores itabunenses.

______________________________________

Texto: Kleber Torres