Seminário Jovem Empreendedor Grapíúna foi realizado com sucesso em Itabuna

13/12/2017 | Assessoria de Comunicação

Realizado na tarde de segunda-feira (11), o I Seminário Jovem Empreendedor Grapiúna foi sucesso de público, atraindo dezenas de adolescentes, jovens e adultos ao auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), local, do evento. Organizado e promovido pela Divisão da Juventude da Secretaria de Assistência Social (SAS), da Prefeitura de Itabuna, o Seminário foi uma das primeiras ações coletivas do Programa Acessuas Trabalho, do Governo Federal, cujo objetivo é promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho.

Falando aos presentes, a secretária municipal da Assistência Social, Sandra Neilma Costa, destacou que a juventude precisa ser estimulada a definir objetivos e construir metas para a vida. Ela disse ainda que o programa tem um papel preponderante na mobilização e articulação dos jovens, bem de outros segmentos da população economicamente ativa, que buscam ser inseridos no mercado de trabalho, com um foco diferenciado no empreendedorismo.

“Neste sentido, serão promovidas diversas ações para que a juventude, de maneira articulada, possa trilhar novos caminhos, exercendo plenamente seus direitos como cidadãos. Por outro lado, o Programa Acessuas Trabalho tem uma importância singular por conta do grau de vulnerabilidade em que vivem os nossos jovens”.

“Infelizmente, o município de Itabuna está entre os municípios brasileiros que lideram o ranking como uma das cidades mais violentas para os jovens. Por conta disso, temos que mostrar novos caminhos e dizer para a juventude que é possível mudarmos para melhor essa triste realidade, inclusive estimulando o empreendedorismo”, afirmou Sandra Neilma.

Após a fala da secretária, o professor Fábio Santos, de maneira muito dinâmica, conduziu o primeiro bate-papo com os participantes falando sobre “Motivação para o mundo do trabalho”. Em seguida, foi à vez da jornalista e blogueira Fernanda Sepúlveda falar sobre a temática “Como ter sucesso”. Encerrando o ciclo de palestras, o professor e coordenador do curso de Jornalismo da Unime, Rodrigo Muniz, tratou da temática “Como empreender”.

O coordenador da Divisão da Juventude, Diego Raniery, avaliou os resultados do I Seminário Jovem Empreendedor como muito positivos. Ele ressaltou que o evento atendeu e superou as expectativas, considerando o nível de participação e envolvimento dos jovens atendidos pelos programas sociais. Diego adiantou que, com base nas informações contidas nas fichas de inscrição, será traçado um perfil dos participantes, o qual servirá de base para definir as próximas ações do Programa Acessuas para 2018. 
____________________________________
Texto: Erivaldo Bomfim