Prefeitura leva projetos socioculturais para famílias do condomínio Jubiabá

13/12/2017 | Assessoria de Comunicação

Com o propósito de garantir saúde, entretenimento, assistência social, lazer e inclusão social que resultam na melhor qualidade de vida das famílias que mais necessitam de atenção, a Secretaria de Assistência Social (SAS) executa junto às comunidades, um pacote de ações dentro do Projeto Trabalho Social que atende públicos de todas as idades.
Dentre esses projetos que beneficiam e promovem uma maior integração entre as famílias, está a oficina de zumba para mulheres que moram no Residencial Jubiabá, no bairro Nova Ferradas. A atividade iniciada neste mês prossegue até março, com aulas as segundas e quartas-feiras, ministradas por profissionais da área.

A secretária de Assistência Social, Sandra Neilma Costa, ressalta a importância das ações de sua secretaria, que vão muito além do assistencialismo, como a Zumba, por exemplo, que além de manter o corpo saudável, ajuda a perder peso de uma forma agradável e descontraída.

“Mesmo para quem não gosta de exercícios físicos, essa modalidade de dança atrai porque ajuda a perder caloria e ainda alivia o stress do dia a dia”. Outro detalhe apontado pela titular da SAS, é que a pessoa não precisa saber dançar para encarar a aula. “Basta ter vontade e deixar se levar por movimentos rápidos ou lentos numa mistura de ritmos que fazem a coreografia ainda mais divertida”.

A professora Taísa Sodré, que ministra as aulas para o grupo de mulheres no Jubiabá, explicou que a Zumba se utiliza de vários movimentos e ritmos de dança como a salsa, o merengue, o samba, o mambo entre outros nas aulas que duram em média, 45 minutos a 1 hora. “Sem dúvida aprender a movimentar o corpo seguindo ritmos variados não deixa de ser uma atividade que alia prazer e integração que resultam numa melhor qualidade de vida do praticante”.

Já a analista técnica responsável pelos projetos sociais, Hélida Araújo de Almeida Sodré, explicou que o trabalho social desenvolvido pela SAS compreende um conjunto de estratégias e ações, realizadas a partir de estudos integrados que englobam ações da assistência social, econômica, ambiental à política institucional.

“Esse conjunto de ações visam, especialmente, promover o exercício da participação e a inserção social dessas famílias, em articulação com as demais políticas públicas, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implantados”.

Além da oficina de zumba, a SAS promove ainda plantões sociais com atendimentos fixos e itinerantes, com orientações e encaminhamentos e oficinas de futebol, capoeira, vôlei, além de exibição de filmes todas as segundas feiras para as famílias do Residencial Jubiabá.
________________________________
Texto: Rosi Barreto – Fotos: Divulgação