Associação de Equoterapia encaminha reivindicações

13/12/2017 | Assessoria de Comunicação

O prefeito Fernando Gomes recebeu, em audiência no seu gabinete, no Centro Administrativo Firmino Alves, juntamente com a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma Costa, dirigentes da Associação Sul Baiana de Equoterapia (Asbe), que atende a 42 pacientes no Esquadrão de Polícia Montada da PM. Na agenda, uma parceria com a prefeitura de Itabuna no sentido de ampliar o atendimento da associação, que registra mais 98 inscritos para acesso a um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

O prefeito ouviu as reivindicações e marcou uma nova reunião em janeiro com representantes da Asbe, quando a entidade deve encaminhar uma proposta a ser formalizada com o governo municipal. Ele anunciou ainda, que em janeiro deve promover um processo seletivo visando a contratação de técnicos para todos os setores do governo, “vamos eliminar os atuais contratos com prestadores de serviço e através de edital fazer contratações por um prazo de dois anos”, complementou.

O gestor e a secretária de Assistência Social ouviram do tenente Marcos Faustino um informe sobre a atuação da associação que funciona numa parceria com o Esquadrão de Polícia Montada em Itabuna, num projeto de equoterapia com bons resultados para pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Disse ainda, que a Asbe funciona hoje com sete voluntários – já contou com uma equipe de 16 profissionais – e com uma crescente demanda de inscrições, “o problema é que em função da escassez de recursos, o projeto não anda sem o apoio do poder público”.

O tenente Marcos Faustino explicou que para ampliar a prestação de serviços da instituição há a necessidade de contratação de técnicos nas áreas de psicologia, fisioterapia e de educação física, um trabalho que tem sido feito até agora com apoio de voluntários. A PM fornece os cavalos, ração para os animais e o suporte operacional do projeto que tem alcance social.
Texto: Kleber Torres