Decoração de Natal deixa área central de Itabuna iluminada

08/12/2017 | Assessoria de Comunicação

As luzes da decoração de Natal serão ligadas em Itabuna a partir do início da próxima semana e já vêm sendo testadas de forma experimental. As avenidas Cinquentenário e Princesa Isabel, bem como o Jardim do Ó e outras praças, inclusive a da rotatória do São Caetano estão sendo decoradas e iluminadas. A decoração é composta por mais de 200 peças – estrelas, cometas e pombas – de metal, complementadas com mais de três mil metros de mangueira de Led.

A colocação da decoração e iluminação foi determinada pelo prefeito Fernando Gomes e mantém uma tradição do Natal itabunense através de uma parceria entre as secretarias de Administração e de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente com a iniciativa privada. O projeto da decoração é do concepcionador plástico Renato Afonso Renart, cabendo à prefeitura as ações de implantação da infraestrutura, bem como apoio na instalação das peças e colocação de mangueiras.

O titular da Sema, Jorge Vasconcelos explica que o projeto foi viabilizado com a integração das ações do governo e da iniciativa privada garantindo a instalação da decoração que anima o comércio durante a noite do período das festividades natalinas. Ele lembra que Itabuna, como polo de comércio e serviços da região atrai milhares de pessoas que vêm às compras na área central da cidade, gerando mais vendas neste período do ano.

O secretário de Administração, Dinailson Gomes destaca a importância da parceria para a decoração do Natal em Itabuna e que a Divisão de Parques e Jardins e Iluminação Pública cuida de toda infraestrutura, bem como da ligação das peças e das mangueiras de Led em praças e áreas de maior densidade de tráfego. O diretor de Parques e Jardins e Iluminação Pública, José Renato Rocha informa que a instalação já está em fase de testes.

Renart conta que a sua parte no projeto foi a concepção plástica e instalação das peças com motivos alusivos ao Natal através da colocação de figuras estruturadas de ferro com aplicação de mangueiras luminosas. Ele explica que, além da decoração na Cinquentenário e Princesa Isabel, será instalado também um trio de árvores na rotatória de acesso ao São Caetano.
Texto: Kleber Torres
Foto: Pedro Augusto