Trabalho sobre Vigilância em Saúde foi destaque num encontro em Recife

04/12/2017 | Assessoria de Comunicação

O trabalho sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador desenvolvido por técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Itabuna ganhou destaque no VI Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, em Recife.

O trabalho, apresentado pelos técnicos Wagner Lopes e Nayara Alves, do Cerest, consiste na identificação dos acidentes de trajeto ocorridos em Itabuna, executado com sucesso no município. Wagner destacou a importância do encontro que tem como objetivo promover discussões que contribuam para o avanço e a consolidação da Política de Saúde do Trabalhador.

“Mas o objetivo vai muito além”, diz Wagner Lopes, ao informar que um dos pontos principais do evento é a troca de experiências entre gestores, trabalhadores e controle social em saúde do trabalhador. Durante três dias, foram realizadas palestras, mesas redondas e grupos de trabalho quando foram sugeridas ações para avançar na prevenção e promoção da saúde, tendo o trabalho como determinante do processo de saúde e adoecimento.

O Encontro Macrorregional é realizado duas vezes por ano e neste reuniu integrantes da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador do Nordeste entre coordenadores e gerências estaduais de saúde e dos Cerest estaduais e regionais, além de representantes de movimentos sindicais, conselheiros de saúde e Comissões Intersetoriais em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora dos noves estados nordestinos.

“Foi um momento muito importante pela oportunidade da discussão sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Nordeste e pelo compartilhamento das experiências exitosas para a efetivação da política na região, de modo a alinhar as ações prioritárias desenvolvidas e estabelecer estratégias para a busca de solução para os problemas que envolvem o trabalhador”, destacou a técnica do Cerest de Itabuna Nayara Alves.

Entre as principais palestras foram destaques: “Cenário Nacional da Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, “Trajetória, Desafios e Perspectivas” e “As mudanças no mundo do trabalho e suas repercussões na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e na atenção a saúde de trabalhadores e trabalhadoras”, esta última proferida pela titular da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador da Bahia, Letícia Nobre.
________________________________
Texto: Rosi Barreto
Fotos: Divulgação