Prefeitura e Unime levam atendimento gratuito às famílias da Vila Zara

30/11/2017 | Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde e Unime se unem para levar atendimento gratuito aos moradores do bairro Vila Zara e áreas vizinhas, durante a primeira feira de saúde a ser realizada entre às 13 e 17 horas desta quinta-feira (30), na quadra de esporte do bairro (em frente da Paróquia Senhor do Bonfim).

Participam do evento, além das equipes técnicas da Unidade Básica de Saúde Lavignia Magalhães e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), professores e alunos do nono semestre do curso de Enfermagem da Unime. Durante a tarde as famílias terão oportunidade de receber atendimento médico em várias especialidades e de cuidar da saúde.

Entre os serviços ofertados, estão consultas com urologista, clínico geral e pediatra, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e orientação sobre prevenção de câncer de mama e de próstata. O atendimento será feito mediante apresentação da RG e do cartão do SUS.

O administrador da UBS Lavignia Magalhães, Gustavo Paixão diz que as ações dessa natureza desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Itabuna em parceria com importantes instituições de ensino como a Unime, pretendem promover a saúde da população, por meio de um atendimento de qualidade e perto de onde as famílias residem, sem nenhum tipo de burocracia e sem necessidade de marcação de consultas.

Já a enfermeira da unidade, Karen Lina Lessa Santana também ressalta a preocupação e disponibilidade de professores e alunos da Unime, em levar serviços e orientação às famílias, “uma ação que garante o direito e o acesso a serviços de saúde enquanto promove uma melhor qualidade de vida da população assistida pelo Sistema Único de Saúde”

A enfermeira e professora da Unime, Márcia Brito Peixoto, informa que a feira da saúde integra o projeto “Enfermagem sem fronteiras”, do curso de enfermagem, e é uma das melhores formas que a instituição encontrou para contribuir com as ações já desenvolvidas pela Secretaria de Saúde e com isso garantir ao cidadão o direito a informação, orientação e a importância do cuidar da saúde.

Texto: Rosi Barreto
Fotos: Waldir Gomes