Itabuna mobilizada para o Mutirão do Diabetes

24/11/2017 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Itabuna mobilizou as secretarias da Saúde, de Administração, de Governo, de Assistência Social e de  Segurança, Transporte e Trânsito no apoio à realização do Mutirão do Diabetes, que deve neste sábado (25), na Avenida Mário Padre e Praça Rio Cachoeira, atender a mais de 15 mil pessoas  e encaminhar mais de dois mil exames complementares, numa grande ação com a participação de médicos, enfermeiros e centenas de voluntários.

O mutirão marca a culminância da Campanha Novembro Azul, uma ação que reúne a Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o Hospital de Olhos Beira Rio, ONG Unidos pelo Diabetes e diversos segmentos da sociedade organizada, entre eles, a prefeitura, clubes de serviço e empresas dos diversos segmentos, com serviços que serão ofertados gratuitamente para a população.

Em julho, o prefeito Fernando Gomes assinou o protocolo de apoio do governo municipal à realização do Mutirão do Diabético em Itabuna, considerado uma referência internacional e que serve de modelo para diversas cidades brasileiras. O mutirão é considerado um dos maiores do gênero no mundo e conta com o apoio do Rotary, Lions, GAC, lojas maçônicas, Polícia Militar, Cedeba, Marinha e instituições de ensino superior a exemplo da UFSB, Uesc, Unime, FTC e outras entidades.

O apoio da prefeitura ao mutirão inclui a montagem da infraestrutura do evento com colocação de palco, sonorização, iluminação – de praças e avenidas que receberam iluminação especial com lâmpadas azuis -, além de toldos e sanitários químicos e o investimento de R$60 mil, visando  transformar Itabuna numa referência internacional no rastreamento e prevenção do diabetes.

No Mutirão do Diabetes serão oferecidos procedimentos médicos para avaliação e tratamento de complicações crônicas do diabetes, incluindo mapeamento de retina sob dilatação pupilar para detecção de retinopatia diabética e exame do pé diabético. Os casos mais graves identificados serão submetidos a avaliação renal e bioquímica, com tratamento com fotocoagulação a laser da retina nos casos indicados. Entre as ações mais importantes do Mutirão do Diabético estão a prevenção da cegueira e da amputação de membros, consequências mais graves da doença.

 

______________________________________

Texto: Kleber Torres