Itabuna lembra o Dia do Doador de Sangue com homenagens a voluntários

23/11/2017 | Assessoria de Comunicação

O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado anualmente no dia 25 de novembro, foi lembrado na manhã desta quinta-feira (23), em Itabuna, com um encontro programado pelo Banco de Sangue (BS) da Santa Casa de Misericórdia. O evento reuniu diretores e funcionários das duas unidades, autoridades e convidados especiais: os doadores antigos e atuais. Eles receberam certificados em reconhecimento à causa voluntária e solidária.

O provedor da Santa Casa, Eric Ettinger Junior, destacou a importância da doação voluntária, sem à qual não há vida. “Não existe remédio que substitua o sangue e sem o doador, seria difícil manter em funcionamento a engrenagem de um hospital”. Ele falou também sobre o Banco de Sangue de Itabuna que tem desempenhado um papel importante na vida da comunidade regional, ressaltando, inclusive o apoio que o BS tem recebido de importantes parceiros, como a Prefeitura de Itabuna, por exemplo.

O secretário de Administração, Dinailson Oliveira, representando o prefeito Fernando Gomes, reforçou a parceria que o município tem com o Banco de Sangue, dado à sua importância para os pacientes que necessitam de transfusão de sangue. ”O BS é uma importante instituição que salva vidas e que por isso mesmo o prefeito, que tem uma preocupação muito grande quando se trata de garantir a saúde da população, não poderia jamais ficar de fora ou de participar do dia a dia desta unidade, dando o apoio necessário para que ela funcione plenamente em favor da vida”.

A comemoração ao dia do doador de sangue visa, não apenas homenagear as pessoas que se preocupam em doar seu sangue para salvar vidas. Serve também para conscientizar a população sobre a importância de ser um doador voluntário. O gesto é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma atitude consciente e solidaria.

Hospital de Base

O Hospital de Base também tem programação para marcar o dia do doador. O evento que incluirá palestras e ações de conscientização está agendado para às 9 horas da manhã, na sede da unidade.

Texto: Rosi Barreto
Fotos: Waldir Gomes