Caminhada marcará abertura da Semana da Consciência Negra

16/11/2017 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Itabuna preparou uma programação recheada de atividades especiais que marcarão a Semana da Consciência Negra. As atividades terão início amanhã (17) e prosseguirão até segunda-feira (20) – Dia da Consciência Negra. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira, tendo em vista que a sociologia, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra.

A programação em Itabuna será realizada através de uma parceria entre as Secretarias de Administração, de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Diretoria de Turismo da FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania). Nesta sexta-feira (17), dia da abertura, haverá uma caminhada. O cortejo sairá às 16 horas do Jardim do Ó em direção a Praça Zumbi dos Palmares, na Avenida Princesa Isabel.

No sábado (18), às 20 horas, na Usemi, haverá o Concurso Beleza Negra, e no domingo (19), Vigília com Atrações Culturais na praça do Monumento. Para encerrar, na segunda-feira (20) – Dia da Consciência Negra-, às 17 horas está prevista uma roda de conversa e oficina de turbantes e adereços, também na Praça do Monumento de Zumbi, e às 18h inauguração do monumento a Zumbi na Avenida Princesa Isabel, bairro São Caetano, que segundo o Diretor de Turismo da FICC, Ari Rodrigues, foi transferido para este dia em função das chuvas intensas que caíram nos últimos dias em Itabuna e Região.

Texto: Kaline Ribeiro