SECRETARIA DE SAÚDE ANUNCIA MUDANÇAS NAS AUTORIZAÇÕES DE CONSULTAS, EXAMES E PROCEDIMENTOS

06/11/2017 | Assessoria de Comunicação

A secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus, visando a melhoria da qualidade de atendimento na Central de Regulação e nos postos de saúde, autorizou, na última quarta-feira (1º), uma mudança estrutural importante na forma como os clientes do sistema público de saúde de Itabuna vem sendo atendidos.

Segundo a secretária, até a semana passada, quem buscava autorização nos postos ou na Central de Regulação para consultas com médicos especialistas, para exames ou procedimentos específicos, após conseguir a autorização, ainda precisava se dirigir ao prestador de serviço para agendar a data.

Já a partir dessa semana, todas as autorizações já serão encaminhadas para o paciente com a data e o horário confirmados na própria guia de autorização. Ou seja, o cliente do sistema público de saúde não precisará mais ir no prestador de serviço para proceder o agendamento, já que este procedimento será encaminhado pelo próprio posto ou pela Regulação.

Combinando procura e demanda

Outra alteração importante já está sendo estudada e deverá ser implementada pela Prefeitura de Itabuna e pela Secretaria Municipal de Saúde já no início do mês de dezembro.

A diretoria da Central de Regulação, Controle e Avaliação do SUS, Celine Ferraz Minervino, informou nesta segunda-feira (6), que as equipes de trabalho nos postos de saúde estão lançando os informativos sobre quais são os exames e procedimentos mais procurados em cada uma das unidades.

Segundo ela, “a intenção é de distribuir as cotas de autorizações entre os postos de saúde levando em consideração aspectos como densidade populacional atendida por cada posto, quantidade de procedimentos específicos que cada unidade necessitará e a relação estabelecida entre oferta e procura”.

“Gradualmente, se estabelecerá critérios mais detalhados para que a população seja melhor atendida, para que as filas de espera diminuam e para que as pessoas recebam com mais agilidade todas as autorizações que precisam”, concluiu a secretária Lísias Miranda.

O caminho certo é o Posto de Saúde

Celine Ferraz Minervino alerta a população de Itabuna que as autorizações para exames, consultas com médicos especialistas e para procedimentos específicos deverão ser encaminhados na própria unidade básica de atendimento a qual o cliente está vinculado.

“Muitas vezes, o paciente passa pelo clínico geral no posto e vem direto na Central de Regulação para tentar agilizar os seus encaminhamentos. A gente lembra que a Central de Regulação só procede autorizações para as pessoas que moram no Centro ou na Zona Rural. Quem mora nos bairros, deve buscar a sua unidade de referência no bairro onde mora”, esclareceu a diretora, apontando que o tempo de espera para um determinado exame ou procedimento será ainda menor.

| Texto e foto: Eric Thadeu