PREFEITURA DE ITABUNA LANÇA PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS

06/11/2017 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, lançou, na última quarta-feira (1º), o Programa Saúde nas Escolas (PSE), que está sendo implementado, inicialmente, em 73 unidades escolares do município e 3 unidades escolares da rede estadual de ensino. O lançamento foi feito em reunião com profissionais das áreas de Saúde e Educação, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

A assessora de Saúde Escolar da Secretaria de Educação, Fátima Santa Fé Borges, explicou que o programa é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido com o apoio dos municípios. “Pelo programa, propõe-se a realização de atividades educativas de saúde e prevenção no âmbito escolar. Através dele, firma-se uma parceria que visa o entendimento do estudante, desde o início de sua vida escolar, com o autocuidado e o cuidado com o outro, assim como também informar sobre os diversos tipos de acometimentos que podem acontecer no corpo e que podem comprometer a saúde em geral”, disse.

De maneira prática, o funcionamento do programa integra as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ou Unidades de Saúde da Família (USF’s) com as unidades escolares. A integração colocará profissionais das duas áreas de conhecimento (Saúde e Educação) dentro do espaço da sala-de-aula para que discutam, debatam e reflitam junto com os estudantes sobre cuidados gerais com a saúde.

Fátima Santa Fé Borges aponta ainda que é importante que os diretores das unidades escolares compreendam qual é o objetivo do PSE, sendo importante inclusive que participem diretamente de todas as reuniões. “Se um dos alicerces dessa parceria, é o diálogo, é primoroso que tenhamos professores, representantes de escolas e os enfermeiros responsáveis pelo PSE nos bairros participando diretamente desse processo de discussões, ainda que em algumas unidades escolares, essas ações já aconteçam de maneira contínua e permanente”, esclareceu a assessora.

PARCERIA COM A UESC

A secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus, explicou que a pactuação de Itabuna com o Programa Saúde na Escola permitiu um alinhamento importante também com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que, através do Núcleo Jovem Bom de Vida (NJBV), estará ofertando no âmbito daquela universidade um curso de pós graduação lato sensu (especialização) em Saúde Escolar. “Não estamos somente buscando um trabalho de melhoria na qualidade das informações sobre cuidados com a saúde entre as crianças e jovens, estamos promovendo também, sobretudo, um trabalho de qualificação profissional na área, e isso é muito bom para a cidade de Itabuna e para todos os que estiverem inscritos no curso de especialização”, disse a secretária.

As inscrições foram encerradas no último dia 3 e a previsão é que o curso seja iniciado já no dia 24 de novembro de 2017. Pela quantidade de escolas e profissionais envolvidos, a Programa Saúde na Escola atingirá diretamente, já em seu início, cerca de 15 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino.

Texto e fotos: Eric Thadeu