Prefeitura retira árvore que causava risco à estrutura de imóvel no bairro Santo Antônio

31/10/2017 | Assessoria de Comunicação

Para garantir a segurança da população que transita pela Travessa Nelson Oliveira, na Praça do Bairro Santo Antônio, a prefeitura de Itabuna através da secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, atendeu um pedido de moradores e comerciantes do bairro e realizou a retirada de uma árvore cujas raízes vinham danificando a rua e estabelecimentos comerciais do local. De acordo com o secretário John Vinícius, para garantir que a medida não afete o meio ambiente, outras mudas serão plantadas na localidade.

Com uma série de ações que prezam pela manutenção e ampliação das áreas verdes na cidade, a prefeitura também tem agido com celeridade nas situações onde galhos e raízes de árvores colocam em risco a vida da população. O secretário John Vinícius informa que após receber as denúncias por parte dos moradores e comerciantes, a prefeitura analisou o caso junto ao Ibama e a Defesa Civil onde foi constatado que a árvore estava causando prejuízos, podendo abranger mais imóveis, afetando mais pessoas.

John Vinícius destaca que a gestão está empenhada em revitalizar os espaços verdes da cidade, mas ressalta que, diante de situações que apresentam riscos às pessoas, é preciso realizar a poda de árvores e a retirada de algumas plantas. Para ele, é preciso ter um equilíbrio nessas ações de modo a garantir a segurança da população e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.

Proprietário de uma farmácia localizada na praça do bairro Santo Antônio, o farmacêutico Eder ribeiro disse que as raízes da árvore causavam uma preocupação de todos que frequentam o local, inclusive provocando considerável erosão no solo. Ele informa que há muito tempo convive com entupimento de esgoto no seu estabelecimento e que isso tem o levado a gastar com reparos e reformas.

“Na última vez que fizemos o reparo, percebemos que havia algo danificando a estrutura do prédio, deixando o piso fofo. Quando foi feita a reforma, identificamos que as raízes da árvore que fica em frente, na praça, estavam por baixo da estrutura do imóvel. O prejuízo foi enorme pois tivemos que trocar todo o piso e tubulação. Tudo isso está registrado com filmagens do processo de reforma”, conclui o farmacêutico.

Texto: Wilson Junior