Prova Brasil avalia 37 escolas itabunenses

30/10/2017 | Assessoria de Comunicação

Centenas de alunos da 5ª série, o equivalente ao último ano do ensino fundamental I e da 9ª série, que derradeiro ano do ensino fundamental II, de 37 escolas da rede municipal de ensino estão participando da Prova Brasil, aplicada entre 24 de outubro e 3 de novembro.

A secretária de educação, Anorina Smith Lima, considera que esta é a maior ação do Ministério da Educação na área do ensino fundamental em todo o país. A prova é realizada a cada dois anos para uma avaliação externa das escolas.
Para os alunos do ensino fundamental I a avaliação inclui uma verificação das habilidades de leitura e resolução de problemas e no II, além dos conhecimentos de matemática estão incluídas leituras de textos com seus significados e interpretações. As aplicações das provas são acompanhadas pela direção e coordenação das escolas municipais, que também respondem a questionários específicos solicitados pelo Ministério da Educação.

O que é
A Prova Brasil é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.
Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por uma questão de logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus alunos não participaram.
____________________________________
Texto: Kleber Torres