Cepei realizou a VIII Mostra de Arte

16/10/2017 | Assessoria de Comunicação

Visando fortalecer a educação inclusiva e valorizar as diferenças, o Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI) realizou na tarde de quarta-feira (11), a sua VIII Mostra de Arte. Com o tema “Circo de Só Ler – A Mágica do Aprender”, o evento contou com uma programação totalmente especial, onde os alunos do centro puderam apresentar seus talentos, superando seus limites e mostrando a capacidade de viver incluídos.

A secretária de Educação, Anorina Smith Lima, considera que as atividades artísticas são fundamentais para promover a integração social e intelectual do aluno. Ao abrir o evento, a diretora do Cepei, Mylene Dantas, destacou a participação dos pais e dos amigos do centro no desenvolvimento de atividades. Mylene classificou o Cepei como um sonho, que, para ela, “só é possível de ser realizado em parceria com os pais e com a sociedade que vem abraçando cada vez mais este trabalho desenvolvido pelo centro”.

A apresentação que anteriormente acontecia na Semana da Educação Inclusiva, no mês de agosto, em 2017 passou a integrar a programação da Semana da Criança, e tem por objetivo proporcionar um espetáculo musical e teatral inspirado na alegria circense. Para a diretora do CEPEI, Mylene Dantas, além de incentivar os alunos a exibirem seus talentos, o evento estimulou as crianças a mostrar que eles podem superar seus limites, desenvolvendo assim seus potenciais.

De acordo com a Assessora da Educação Inclusiva da secretaria municipal de Educação, Márcia Peixinho, cerca de 100 alunos do CEPEI participaram das apresentações da VIII Mostra de Arte. Para ela, isso representa o trabalho comprometido de todos em torno do desenvolvimento das crianças em condições especiais de aprendizado.

Vinculado a Secretaria Municipal de Educação, o Cepei presta, há 11 anos um trabalho de atendimento educacional especializado para pessoas com deficiências auditiva e surdez, visual/cegueira, além de pessoas com deficiência intelectual. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por 35 profissionais, incluindo pedagogo, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, professor de educação física. O Centro atende todas as crianças matriculadas na rede municipal de ensino.

Texto: Wilson Junior
Foto: Adeildo Marques