Dia D de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado (7) em Itabuna

06/10/2017 | Assessoria de Comunicação

A prefeitura de Itabuna, através da secretaria municipal de saúde (SMS), promove, no próximo sábado (7), o “Dia D” de Vacinação Antirrábica Animal. Para atender a demanda da população que levar seus animais para vacinar, todas as unidades de saúde do município serão utilizadas como postos de vacinação e irão funcionar das 8 às 17 horas. Além das unidades de saúde, outros cinco postos de volantes serão instalados exclusivamente para a campanha.

O veterinário do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), Samir Hage, conta que a expectativa da SMS é vacinar aproximadamente 30 mil animais, alcançando, dessa forma, a meta de 80% da população animal estabelecida pelo Ministério da Saúde. Segundo Samir, a campanha já foi iniciada na zona rural com a visita de equipes do CCZ às propriedades em busca de cães e gatos para imunizar. “No ‘Dia D’, a pretensão é mobilizar a população para imunizar o maior número possível de animais”, destaca.

A campanha abrange todos os cães e gatos a partir dos três meses de vida. Principal meio de prevenção para casos de raiva humana, a vacinação antirrábica animal controla a doença no seu ciclo urbano em animais. O veterinário Samir ressalta que, para prevenir a transmissão da doença, é preciso que haja adesão da população vacinando seus cães e gatos.

Texto: Wilson Junior