Audiência Pública discute ações do Plano Plurianual para a Cultura, Esporte e Turismo

06/10/2017 | Assessoria de Comunicação

As ações do governo nas áreas de Cultura, Turismo e Esporte para o período de 2018 a 2021 foram apresentadas pelo presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, e os diretores dos departamentos de Turismo e Esporte do município, Ari Rodrigues e Cícero Romero, respectivamente, esta semana em audiência pública na Câmara de Vereadores de Itabuna, coordenada pelo vereador Júnior Brandão, sobre o Plano Plurianual de Governo (PPA). Na ocasião, os 21 vereadores e a sociedade civil organizada discutiram políticas públicas voltadas para os três setores e tiraram dúvidas a respeito dos diversos programas e projetos executados pela instituição.

Durante sua explanação, Daniel Leão revelou que a junção das três secretarias teve como objetivo a redução das despesas da administração pública municipal. “O prefeito Fernando Gomes pretendia fazer uma economia nos gastos da administração do município quando decidiu somar Turismo, Esporte e Cultura. Mas isso não quer dizer que não estamos investindo, pelo contrário, estamos sim, porém trabalhando com poucos recursos e respeitando principalmente a Lei da Responsabilidade Fiscal”.

O diretor de Turismo, Ari Rodrigues, ressaltou a importância da promoção de atividades artístico cultural, de cidadania e lazer, com a finalidade de proporcionar e incentivar a participação da população nos eventos, como forma de valorizar a identidade cultural do município. Ele também apresentou os projetos e programas desenvolvidos pela FICC no ano em curso, destacando o Programa de Arte e Cultura em Áreas de Interesse Social – PACAIS, considerado o maior programa de arte e cultura da Bahia, com mais de 5 mil alunos beneficiados em 2017, podendo chegar em 2018 a mais de 6 mil, com um crescimento de 20%.

Sobre a promoção e o fomento do Turismo local, Ari destacou a inserção de Itabuna no novo mapa turístico brasileiro pelo Ministério do Turismo, que permitirá um direcionamento mais eficaz das políticas do setor. Dentro da metodologia do ministério do turismo, Itabuna está na categoria B. O diretor da pasta ainda frisou o fortalecimento do turismo de negócios e eventos junto a instância de governança da Câmara do Turismo da Costa do Cacau.

As ações do departamento esportivo foram apresentadas pelo diretor de Esporte e Lazer, Cícero Romero, que iniciou falando sobre as principais competições, a exemplo do Intermunicipal e Interbairros, que reúne, atualmente, mais de mil atletas, e tem gerado emprego e renda a população itabunense. Na oportunidade, ele revelou que a pretensão do departamento, nos próximos anos, é realização da etapa Baiana de Futevôlei, além dos jogos em homenagem ao trabalhador, comemorado em 1º de maio; e ao Servidor Público.

Texto: Kleber Torres