Educação prioriza mais oferta de vagas e valorização do magistério com novo plano de carreira em Itabuna

05/10/2017 | Assessoria de Comunicação

A ampliação da oferta de vagas na educação infantil, ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA), a gestão da educação com qualidade e a valorização do magistério com definição de um novo plano de carreira são, dentre outras, as principais propostas que a secretária de Educação de Itabuna, Anorina Smith, pretende incluir no Plano Plurianual (PPA) 2018/2020.

As propostas foram apresentadas na última segunda-feira (dia 2), em audiência pública realizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos da Câmara de Vereadores e vão nortear as ações em benefício de uma educação de qualidade na rede municipal de ensino.

Anorina Smith disse aos vereadores que pretende também continuar com a formação continuada para professores, coordenadores, diretores e pessoal não docente da rede municipal, atuando em regime de colaboração com o Estado e União por meio de políticas de educação básica e ações locais para melhorar a qualidade de ensino na escola pública municipal, usando como estratégia, a modernização do ensino, com o uso de novas tecnologias, aparelhamento e readequação física das unidades escolares.

Outro destaque que a secretária apresentou aos vereadores foi a criação de um anexo ao PPA, de projetos e atividades integrados com outras secretarias municipais, detalhando as sub ações de todos os setores da administração municipal, visando ampliar a oferta de benefícios para os alunos da rede municipal de ensino. “Não podemos deixar de citar o apoio da Secretaria de Educação aos conselhos municipais ligados à educação, para que eles possam funcionar bem e atender seus objetivos”.

A Secretária de Educação explicou que o PPA consiste no planejamento estratégico de diretrizes, metas e ações da administração municipal como um todo para ser executado a médio prazo (quatro anos). No caso específico da Secretaria de Educação, a estratégia, segundo ela, é transformar a educação pública municipal, numa referência na oferta de educação de qualidade, “com proeficiência e inclusão, garantindo o direito de aprendizagem ao logo da vida de todos”.

Ela lembra que o Plano Plurianual está previsto na Constituição Federal e que também serve de diretriz para elaboração das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Leis Orçamentárias Anuais (LOA).

Texto: Rosi Barreto
Fotos: Pedro Augusto