Secretaria de Saúde inicia campanha Outubro Rosa

04/10/2017 | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início às atividades da Campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população em torno da prevenção, apoio e orientação sobre o câncer de mama. Na manhã desta quarta-feira (04), profissionais da SMS estiveram reunidos para lançar a campanha que, durante todo esse mês de outubro, irá pautar a divulgação sobre as principais formas de prevenção dessa doença.

Com o intuito de chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama, que no Brasil registra, aproximadamente, 60 mil casos por ano, a Secretaria de Saúde pretende, por meio das ações do Outubro Rosa, mobilizar a população acerca da importância de prevenir-se. A secretária Lísias Miranda enfatiza que a prevenção é o melhor caminho e destaca que “é pelo autoexame que é possível ter esse diagnóstico”.

Segundo a secretária, toda a equipe da SMS está atuando nessa campanha de conscientização, onde as unidades estão arrumadas, mobilizadas e trabalhando no processo de divulgação das ações preventivas, através de palestras, seminários e mutirões. Para Lísias, é preciso que as informações sejam disseminadas para a população do município e, dessa forma, alcance o maior número de pessoas possível.

Mutirão no Cepron

Para reforçar essas atividades de conscientização, o Centro de Prevenção em Oncologia (Cepron) da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando mutirões voltados às necessidades de prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero. As atividades acontecem nos dias 11, 18 e 25 de outubro e atenderá a população com oferta de diferentes serviços, dentre os quais atendimento médico especializado em oncologia.

A coordenadora do Cepron, Kiliane Silva Oliveira, frisa que o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Ela observa que a doença também acomete homens, que precisam estar atentos às ações do Outubro Rosa. “É responsabilidade de todos, da sociedade, do poder público e de cada um de nós profissionais da saúde estar reforçando a necessidade de prevenção do câncer de mama”.
Texto: Wilson Junior
Fotos: Waldir Gomes