Passeio ciclístico encerra Setembro Verde em prol da doação de órgãos

03/10/2017 | Assessoria de Comunicação

Um passeio ciclístico marcou no sábado (30) o encerramento da campanha Setembro Verde 2017. O evento promovido pela Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna (FASI), através da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos do HBLEM (OPOSul), reuniu ciclistas e chamou a atenção da população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

O diretor administrativo do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), Jorge Ribeiro, avaliou positivamente o mês que colocou em evidência a necessidade de se tornar doador de órgãos. “Fomos recebidos de braços abertos pela população de Itabuna, pelos comerciantes e por todos que, ao longo do mês de setembro, estiveram conosco. Agora, precisamos continuar trabalhando e conscientizando as pessoas em torno desse ato de generosidade que é a doação de órgãos”.

No Brasil, existem hoje mais de 40 mil pessoas à espera por doações. Na Bahia, aproximadamente 3000 pessoas aguardam pela oportunidade de receber um órgão ou tecido, sendo que desse total, mais de 1000 esperam por um transplante de córneas, 69 de fígado, 1012 de rim. A enfermeira da OPOSul, Naama Ramos, observa que no Brasil, para ter o órgão doado, prevalece a decisão da família e por isso é fundamental a auto declaração. “É importante que cada um diga em casa, aos pais e filhos, que quer fazer parte dessa corrente de solidariedade”. 
________________________________
Texto: Wilson Junior
Fotos: Wilson Junior