Segurança e prevenção de acidentes foram destaques na Semana do Trânsito

25/09/2017 | Assessoria de Comunicação

A 13º Semana Nacional de Trânsito – 13ª SNT em Itabuna foi promovida pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran, em parceria com diversas secretarias municipais, PM, PRE e PRF, além de diversas instituições e empresas privadas, com o objetivo levar aos condutores e pedestres uma mensagem de prevenção e respeito às leis de trânsito, tendo como foco principal a segurança no trânsito e a prevenção de acidentes.

O evento teve como tema “Minha escolha faz a diferença” e as ações foram centralizadas na Praça José Bastos, onde foi realizada uma “simulação de acidente automobilístico, com socorro às vítimas”, feito por equipes do Samu de Itabuna/Ilhéus), com a participação do Corpo de Bombeiros e estudantes do curso de Enfermagem da Uesc. O objetivo era mensurar o tempo de resposta no atendimento, no caso de uma ocorrência de acidente de trânsito real. A simulação atraiu um grande público que lotou a praça.

Já durante o final de semana a equipe da Sesttran, com apoio do 15º BPM, realizou blitzen artísticas, visitando à noite os bares da cidade com o objetivo de conscientizar a todos sobre o risco da mistura “álcool e direção”, fator responsável por uma grande parcela dos acidentes de trânsito.

Na manhã de sábado (23.09) a mensagem da 13ª SNT foi levada pela Sesttran à comunidade, durante o “Dia da Responsabilidade Social”, promovido pela FTC e parceiros, também na Praça José Bastos.

O Secretário Cláudio Dourado, que esteve junto à equipe da Sesttran, acompanhando a ação educativa, se mostrou bastante satisfeito com os resultados da 13ª SNT e lembrou que a educação para o trânsito já apresenta resultados positivos em Itabuna, onde já houve uma redução de cerca de 10% dos acidentes, no comparativo do período de janeiro a julho/2017, com igual período do ano passado. “A meta é continuar a trabalhar a redução das estatísticas de acidentes”, complementou.

A professora Elessandra Bispo, coordenadora da 13ª SNT ressaltou o sucesso do evento, que levou à Praça José Bastos, uma média de 600 visitantes por dia. A Semana Nacional de Trânsito, foi encerrada hoje (25) com uma “Caminhada pela Paz no Trânsito”, com saída do Jardim do “Ô”.

 
____________________________________

Texto: Kleber Torres