Monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares passará por reforma

25/09/2017 | Assessoria de Comunicação

O diretor de Turismo da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Ari Rodrigues, e o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Patrick Olbera Monteiro, realizaram uma inspeção no monumento Zumbi dos Palmares, que fica localizado na Avenida Princesa Isabel, ao lado do Centro Administrativo Firmino Alves.
Segundo o diretor de Turismo, o monumento passará por uma ampla reforma para receber visitantes durante a semana da Consciência Negra, comemorada em novembro. Ele revelou, ainda, que diversas atividades deverão acontecer no período das comemorações.

“Estamos preparando uma programação especial, que contará com apresentações culturais, exposições, rodas de conversas e oficinas”, informou, ressaltando que a primeira medida a ser tomada será a implantação de uma base “maior e mais vistosa para o monumento.”

Para fomentar as ações em celebração a semana da Consciência Negra, o diretor convidou o artista plástico Renart Souza, além de Walmir do Carmo e da incentivadora cultural, Luzia Pé no Chão, os dois últimos, coordenadores do “Beleza Negra”, concurso que acontece desde 1987 em Itabuna.

A programação oficial do evento deverá ser divulgada nos próximos dias. Entretanto, a tradicional vigília em volta do monumento e o concurso “Beleza Negra” já estão inseridos no roteiro cultural de Itabuna.

____________________________________
Texto: Tamires Santana